O SUBSTITUTO
Um violento e alucinante thriller urbano sobre a guerra pessoal de um mercenário profissional contra a droga num liceu de Miami, com Tom Berenger.
Após uma missão contra o narcotráfico em Cuba, o mercenário Shale, regressa à sua casa em Miami. A sua namorada Jane, professora num difícil e perigoso liceu local, foi vítima de uma brutal agressão orquestrada por um dos seus alunos. De forma a desmascarar e deter o agressor, Shale, faz-se passar pelo professor de substituição enquanto Jane recupera. Se, por um lado, constata até que ponto pode ser gratificante ensinar, por outro, percebe que o estabelecimento está dominado pelos traficantes de droga. Decide por isso montar uma autêntica operação de ¿limpeza¿ e faz o cerco aos traficantes. Com o auxílio dos seus camaradas, Shale, inicia uma autêntica guerra que vai ter um desfecho brutal.
¿O Substituto¿ é mais uma produção americana onde se reflecte o descalabro trágico do tráfico de droga nas instituições escolares. Um mercenário especializado em missões de combate ao narcotráfico faz-se passar por um professor substituto num liceu de Miami, depois da sua namorada ter sido brutalmente agredida por um aluno, e inicia uma guerra pessoal de combate aos traficantes. No espírito de thrillers de acção e suspense do tipo justiceiro solitário, Robert Mandel,assina um filme de alta tensão e inpressionante violência, ao mesmo tempo que traça o quadro de uma América a caminho do caos, cuja juventude dos meios sócio-culturais mais desfavorecidos está irremediavelme dominada pelo consumo e tráfico de droga. ¿O Substituto¿ é uma espécie de Rambo na escola, com Tom Berenger no papel do mercenário vingativo que decide por sua conta e risco eliminar, literalmente, o tráfico de droga de um liceu de Miami, bem como autoridades e agentes da lei corruptos que ganham com esta situação deplorávdel.
Ficha Técnica
- Título Original
- THE SUBSTITUTE
- Intérpretes
- Tom Berenger, Ernie Hudson, Diane Venora, Marc Anthony, Glenn Plummer, Raymond Cruz.
- Realização
- Robert Mandel
- Produção
- Morrie Eisenman e James Steele
- Autoria
- Roy Frumkes, Rocco Simonelli e Alan Ormsby
- Música
- Sharal Churchill
- Ano
- 1995
- Duração
- 114m (cor) minutos