OS LOBOS DO ATLÂNTICO
Uma viagem ao passado para recordar o último conflito mundial. Nos mares, sobretudo no oceano Atlântico uma arma temível perseguia navios de guerra e cargueiros dos aliados, ainda antes da entrada da América na guerra
Dezembro de 1941, os ventos da guerra sopram por toda a Europa. França foi já ocupada pelas tropas de Hitler, e os nazis decidem tentar o golpe final no esforço de guerra dos ingleses, os últimos resistentes. Para isso, será necessário cortar as linhas de abastecimento, sobretudo as ligações marítimas, por onde passam quase todas as
mercadorias e bens essenciais que escasseiam em solo europeu.
Partem assim, da costa francesa, cinco submarinos alemães, os famigerados U-Boats, para tomarem posições ao largo de toda a costa norte-americana e a partir daí desencadear os ataques. Chegam tão perto da costa americana, que, à noite, os capitães seguem as luzes de cidades como Nova Iorque para auxiliar a navegação.
Os ataques deram-se quase de imediato. Rápidos e mortíferos… Em apenas seis meses, os primeiros de 1942, os submarinos alemães afundam quase 400 navios. No mar morrem milhares de pessoas. Dezenas de milhar de toneladas de carga, alimentos, petróleo e outros bens essenciais nunca chegarão ao seu destino.
O "Bombordo" vai mostrar-lhe a história de um desses submarinos que esteve prestes a atacar Nova Iorque, o U -123 comandado por um jovem Capitão-Tenente de apenas 28 anos, mas que foi um dos mais mortíferos deste conflito. Reinard Hardegen irá recordar os episódios do ataque, e os pormenores da vida a bordo destas máquinas de guerra no mar.
Mas, se nos primeiros momentos a vantagem pertenceu aos submarinos, com o passar dos meses e o desenvolvimento das armas anti-submarinos, com navios e aviões dedicados exclusivamente para a sua detecção e destruição, a tarefa dos submarinos foi ficando cada vez mais difícil.
No final da Segunda Guerra Mundial, perderam-se mais de 750 submarinos, quase dois terços das tripulações morreram no mar. Foi esta a maior taxa de mortalidade de qualquer ramo das tropas alemãs neste conflito.
Ficha Técnica
- Título Original
- OS LOBOS DO ATLÂNTICO