AMANHECER VIOLENTO
Uma imaginativa peça de ficção dos tempos da Guerra Fria sobre um grupo de adolescentes-guerrilheiros que resiste à invasão dos Estados Unidos pela União Soviética.
Pára-quedistas soviéticos e os seus aliados, iniciam a invasão dos Estados Unidos, pelo Colorado, dando assim início à 3ª Guerra Mundial. Um grupo de adolescentes consegue fugir e refugia-se nas montanhas, com algumas armas e provisões. Semanas mais tarde deixam o seu esconderijo e descobrem que grande parte do país vive sob a férrea ocupação soviética e que muitos americanos estão detidos em campos de reeducação. Com a ajuda de um piloto, cujo avião foi abatido nas proximidades, os adolescentes transformam-se em duros e implacáveis guerrilheiros decididos a destruir o inimigo.
Escrito e realizado por John Milius, ¿Amanhecer Violento¿ é a história de um grupo de adolescentes vulgares que circunstâncias extraordinárias transformaram em determinados, corajosos e implacáveis guerrilheiros, dispostos a lutar contra o inimigo que ocupou o seu país. Milius constrói um filme bélico de acção com um espantoso sentido do pormenor no que diz respeito a ataques-surpresa em inferioridade numérica e baixa ou nenhuma capacidade de fogo. ¿Amanhecer Violento¿ é uma ficção alicerçada em hábeis tácticas de combate que explora psicologicamente a força de vontade dos combatentes, as suas relações de dependência e mútua confiança numa incrível fantasia de hipotético heroísmo de sobrevivência. Um filme que incomodou muitas consciências mas que é muito mais que uma ficção de antecipação politicamente tendenciosa, já que, ironicamente, a História se encarregou de aniquilar o perigo soviético. É, sobretudo, uma surpreendente peça de diversão produzida nos tempos da Guerra Fria, com Patrick Swayze no principal papel.
Ficha Técnica
- Título Original
- RED DAWN
- Intérpretes
- Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Ron O¿Neal, Charlie Sheen, Lea Thompson, Darren Dalton, Jennifer Grey, Bem Johnson, Harry dean Stanton.
- Realização
- John Milius
- Produção
- Sidney Beckerman e Buzz Feishans
- Autoria
- John Milius
- Música
- Basil Pouledarius
- Ano
- 1984
- Duração
- 114m (cor) minutos