Programas tv

AMANHECER VIOLENTO

Imagem de AMANHECER VIOLENTO

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Uma imaginativa peça de ficção dos tempos da Guerra Fria sobre um grupo de adolescentes-guerrilheiros que resiste à invasão dos Estados Unidos pela União Soviética.

Pára-quedistas soviéticos e os seus aliados, iniciam a invasão dos Estados Unidos, pelo Colorado, dando assim início à 3ª Guerra Mundial. Um grupo de adolescentes consegue fugir e refugia-se nas montanhas, com algumas armas e provisões. Semanas mais tarde deixam o seu esconderijo e descobrem que grande parte do país vive sob a férrea ocupação soviética e que muitos americanos estão detidos em campos de reeducação. Com a ajuda de um piloto, cujo avião foi abatido nas proximidades, os adolescentes transformam-se em duros e implacáveis guerrilheiros decididos a destruir o inimigo.

Escrito e realizado por John Milius, ¿Amanhecer Violento¿ é a história de um grupo de adolescentes vulgares que circunstâncias extraordinárias transformaram em determinados, corajosos e implacáveis guerrilheiros, dispostos a lutar contra o inimigo que ocupou o seu país. Milius constrói um filme bélico de acção com um espantoso sentido do pormenor no que diz respeito a ataques-surpresa em inferioridade numérica e baixa ou nenhuma capacidade de fogo. ¿Amanhecer Violento¿ é uma ficção alicerçada em hábeis tácticas de combate que explora psicologicamente a força de vontade dos combatentes, as suas relações de dependência e mútua confiança numa incrível fantasia de hipotético heroísmo de sobrevivência. Um filme que incomodou muitas consciências mas que é muito mais que uma ficção de antecipação politicamente tendenciosa, já que, ironicamente, a História se encarregou de aniquilar o perigo soviético. É, sobretudo, uma surpreendente peça de diversão produzida nos tempos da Guerra Fria, com Patrick Swayze no principal papel.

Ficha Técnica

Título Original
RED DAWN
Intérpretes
Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Ron O¿Neal, Charlie Sheen, Lea Thompson, Darren Dalton, Jennifer Grey, Bem Johnson, Harry dean Stanton.
Realização
John Milius
Produção
Sidney Beckerman e Buzz Feishans
Autoria
John Milius
Música
Basil Pouledarius
Ano
1984
Duração
114m (cor) minutos