Apesar de toda a polémica que gerou é uma das mais admiráveis realizações de Elia Kazan e um dos filmes mais importantes do cinema americano dos anos 50, que deu a Marlon Brando um dos mais marcantes papéis da sua carreira.
Terry Malloy, um rapaz que vive na zona portuária de Nova Iorque, trabalha como ?pau para toda a obra? por conta dos gangsters que controlam os sindicatos dos estivadores. O seu chefe, Johnny Friendly, é, ao contrário do seu nome, um homem brutal e implacável.Porém, tem uma simpatia muito especial por Terry. Este envolvo-se no assassínio de um estivador e conhece a bela Eddie, irmã da vítima. Desconhecendo para quem Terry trabalha, Eddie, pede-lhe ajuda para desmascarar e acabar com a organização de Friendly. Terry, cada vez mais apaixonado por Eddie, começa a ter dúvidas sobre a justeza das suas ações e acaba por se virar contra Friendly, ignorando as suas ameaças. Friendly mata o irmão de Terry e este presta declarações à Comissão Contra o Crime. Após um heróico e brutal confronto entre os dois, Terry vence Friendly e conduz os estivadores para o trabalho livres da exploração e do controlo dos gangsters.
?Há Lodo no Cais? é um filme, a vários títulos notável. Antes de mais, é um espantoso filme negro que recria com pormenor uma atividade do crime organizado em Nova Iorque, a extorção e controlo do sindicato dos estivadores. Depois, é um sensível retrato psicológico de um homem dividido entre o amor e a sua consciência que acaba por ceder ao primeiro e reconquistar a segunda, denunciando e combatendo o sistema criminoso que antes tinha servido. Por fim, é um ousado depoimento político de uma era de arbitrariedade, de exploração e de opressão à margem da lei que provocou uma enorme polémica. A esquerda acusou Elia Kazan de fazer o elogio da delação, de que ele próprio tinha sido protagonista ao denunciar camaradas à sinistra Comissão das Atividades Anti-Americanas, e os sindicatos não lhe perdoaram o facto de os caracterizar como organizações de fachada do crime organizado. Apesar de tudo, e de todo o mal que se disse e escreveu de um dos mais importantes e admiráveis filmes americanos dos anos 50, ?Há Lodo no Cais?, foi um estrondoso sucesso de bilheteira e conquistou 8 Óscares da Academia de Hollywood, incluindo os de Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Argumento e Melhor Actor, para Marlon Brando.