Programas tv

As Portas do Céu

As Portas do Céu

Géneros

  • Filmes - Western

Informação Adicional

Um grandioso fresco histórico sobre um sangrento episódio da Conquista do Oeste, na fabulosa visão de Michael Cimino

Em 1870 James Averill, oriundo de uma família abastada do Leste, forma-se em Harvard na companhia do seu amigo Billy Irvine. Ambos sonham com dias futuros e frutuosos dedicados aos ideais da defesa e protecção dos pobres e dos explorados. Vinte anos mais tarde Averill é um simples Marshall no condado de Johnson no estado do Wyoming. Na cidade de Casper, conhecido centro de criação de gado, encontra o seu velho amigo Billy na Associação de Criadores de Gado. Billy é agora um homem infeliz, amargurado e alcoolizado, que se opõe ferozmente ao crescimento da população de emigrantes na região. Os pobres emigrantes, esfomeados, roubam algumas cabeças de gado e morrem às mãos de Nate Champion, o pistoleiro contratado pelos criadores de gado, cujo presidente da sua associação se prepara para assassinar mais de uma centena deles com um exército de mercenários.

"As Portas do Céu" é um fabuloso e grandioso fresco histórico construido a partir de um obscuro e verídico episódio, um sanguinário e brutal confronto entre colonos europeus e criadores de gado no Wyoming nos finais do século XIX. Michael Cimino regressa, depois de "O Caçador", a uma nova visão histórica, social e política da América e da sua afirmação enquanto nação, por vezes alicerçada em vergonhosas acções de pura violência arbitrária e repressiva. Um Western fascinante, heróico e profundamente sombrio e violento, que custou uma fortuna, foi alvo de devastadores conflitos entre Cimino e os produtores e injustamente votado ao fracasso comercial, embora seja um dos grandes filmes da década de 80. Destaque para o portentoso trabalho de fotografia de mestre Vilmos Zsigmond e para as interpretaçõdes de Kris Kristofferson, Christopher Walken, John Hurt e Isabelle Huppert.

Ficha Técnica

Título Original
Heaven´s Gate
Intérpretes
Kris Kristofferson, Christopher Walken, John Hurt, Sam Waterston, Brad Dourif, Isabelle Hupert, Joseph Cotton, Jeff Bridges
Realização
Michael Cimino
Produção
Joann Carelli
Autoria
Michael Cimino
Música
David Mansfield
Ano
1980
Duração
210 minutos