CÉU AZUL
O último filme do britânico Tony Richardson é este magnífico melodrama sobre os problemas conjugais de um cientista nuclear com a sua bela, sedutora e extrovertida mulher nos tempos da Guerra Fria, com Jessica Lange e Tommy Lee Jones.
No início dos anos sessenta, o cientista nuclear Hank Marshall, instala-se com a família numa base militar do Alabama. Carly, a sua mulher, rapidamente se faz notar pela sua atitude extrovertida e pela sua atmosfera sensual. Carly é uma dor de cabeça para Hank que fica desvairado ao saber que a mulher teve um caso amoroso com um dos seus oficiais superiores. Entretanto, Hank ameaça criar um escândalo em torno de um teste nuclear que correu mal, oportunidade para o exército o calar de vez internando-o numa instituição mental. Carly, apesar de tudo, vai fazer os impossíveis para reabilitar o marido.
"Céu Azul" foi o último filme realizado pelo prestigiado cineasta britânico Tony Richardson antes da sua morte. Um intenso e sensível drama intimista sobre os problemas conjugais de um cientista nuclear e da sua sensual e extrovertida mulher, na América dos tempos da Guerra Fria e da corrida ao armamento nuclear. Uma bela e amarga evocação de época onde Richardson, pela última vez, demonstrava a sua excelência em matéria de direcção de actores, no caso, Tommy Lee Jones e a sempre fascinante Jessica Lange, que conquistou com este trabalho o Oscar da Melhor Actriz.
Ficha Técnica
- Título Original
- BLUE SKY
- Intérpretes
- Jessica Lange, Tommy Lee Jones, Powers Boothe, Carrie Snodgress, Amy Locane, Chris O¿Donnell, Mitchell Ryan, Anie Ross.
- Realização
- Tony Richardson
- Produção
- Robert H. Solo
- Autoria
- Rama Laurie Stagner, Arlene Sarner e Jerry Leichtling
- Música
- Jack Nitzsche
- Ano
- 1991
- Duração
- 101m (cor) minutos