Programas tv

INQUIETUDE

Imagem de INQUIETUDE

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Entre a farsa e o melodrama, Manoel de Oliveira, constrói uma melancólica reflexão sobre o desejo, a eternidade e a morte, a partir da fusão de três obras distintas.

Um velho que conheceu honrarias e admiração tenta convencer o seu filho a matar-se, para poder assim, e ao contrário dele, desaparecer no auge da sua fama e glória. Mas, como o filho se recusa a morrer, o pai mata-o e suicida-se. Cai o pano sobre esta farsa e dois amigos deixam o teatro para ir ao encontro de duas mulheres, que são afinal duas prostitutas. Quando um deles quer abandonar a sua amante e esquecer-se de tudo, o outro conta-lhe a história da triste Fisalina e da ¿mãe do rio¿.

O velho mestre do cinema europeu, Manoel de Oliveira, quase no limiar dos 90 anos de idade, rodou ¿Inquietude¿, uma hábil e inteligente fusão de três histórias distintas. Oliveira, entre a farsa e o melodrama, constrói uma melancólica reflexão sobre o desejo, a eternidade e a morte, numa constante atmosfera de inquietude, serena e atribulada, em que funde de forma surpreendente três obras distintas: ¿Os Imortais¿ de Prista Monteiro, ¿Suzy¿ de António Patrício e ¿Mãe de um Rio¿ de Agustina Bessa-Luís. Exibido em vários festivais de cinema internacionais e premiado em Montreal, ¿Inquietude¿ volta a jogar com a teatralidade, o cinema e a literatura num filme de tons quentes e misteriosos que mestre Oliveira encena com saborosa imaginação, humor e ironia.

Ficha Técnica

Título Original
INQUIETUDE
Intérpretes
: José Pinto, Luís Miguel Cintra, Isabel Ruth, Leonor Silveira, Rita Blanco, Diogo Dória, David Cardoso, Irene Papas, Ricardo Trepa, Leonor Baldaque.
Realização
Manoel de Oliveira
Produção
Paulo Branco
Autoria
Manoel de Oliveira
Música
Rachmaninov
Ano
1998
Duração
106m (cor) minutos