Os Lobos
Episódio n.º22
Rui chega a casa e não encontra ninguém. Remexe tudo em redor e acaba por descobrir, dentro de uma lata dinheiro lá escondido pela mãe. Feliz da vida, tira as notas que lá estão e volta a sair.
Sopradas as velas, cantando os " Parabéns a você", Lourenço Lobo prepara-se para atacar o tão esperado discurso. O nervosismo de alguns é grande, a expectativa é enorme. Só Raquel, observa e goza com a situação. Os fotógrafos precipitam-se para assinalar o momento do anúncio da decisão do Lobo. Lourenço começa por anunciar a sua retirada. A emoção é grande. Só que¿
¿ Um segurança recebe uma mensagem pelo intercomunicador e corre e, direcção ao portão. Fausto fareja a proximidade duma "borrasca".
Lourenço vai exactamente dizer o nome do seu sucessor quando, vindo do exterior, se ouve uma enorme algazarra.
Lourenço interrompe o discurso. O barulho aumenta. Já se ouvem distintamente as vozes dos operários da fábrica que se manifestam : " Salários sim! Festas não!¿! O espanto é generalizado. Os elementos da família Lobo estão perplexos. Ultrapassado pelos acontecimentos, Lourenço pede desculpa aos convidados por não lhe ser possível continuar. Os trabalhadores da fábrica organizaram uma " Manif-party" que se agita, frente aos portões da propriedade.
Os convidados dão sinais de pânico. Lourenço interroga Sara e Pierre sobre o que está a acontecer. Manuel está desesperado. Vina acusa Silvestre de ter sido ele quem instigou os trabalhadores. Lúcia vai fotografando tudo o que pode. Fausto faz sinal a Marília para que vá ver se consegue falar com algum dos manifestantes. Os Misteriosos colocaram-se num local estratégico para não perderem nada. Pretextando desculpas esfarrapadas, os convidados vão saindo apavorados.
Lourenço tenta que alguém lhe explique "que macacada é aquela". Salomé e Raquel vão falar com os trabalhadores, manif. " Guida avista o filho à frente da " manif! E chora, desesperada.
Salomé mostra-se espantada ao ouvir Paulo dizer que os trabalhadores da fábrica não tinham recebido os salários. Raquel mostra-se indignada com a atitude dos trabalhadores que, por um atraso duma semana, não hesitaram em vir estragar a festa de despedida do avô.
Mas segundo Paulo, foi exactamente por se tratar da festa de despedida do Comendador, que eles ali foram¿. Para que Lourenço Lobo saiba bem quem vai deixar no seu lugar¿ os trabalhadores insistem em ser recebidos pelo que consideram ainda seu patrão. Salomé e Raquel opõem-se, mas Lourenço surge, com ar calmo e afável, e convida-os a entrar e participar na festa, pára mesmo de o surpreender.
Os trabalhadores recusam entrando apenas na propriedade a comissão de trabalhadores para apresentar ao Comendador as suas reivindicações.
Já na biblioteca, Fausta pede autorização para assistir à reunião.
Lourenço acede.
Tarde e a más horas, Daisy e Rui entram no restaurante do Carraça para jantar. Os donos da casa estão a fechar e não os querem receber. Rui ameaça-os e Laurinda resolve servi-los. Rui transmite a Daisy o convite de Jeitoso para colaborar no "caldinho" que eles estão a preparar. Daisy recusa. Furioso, Rui ameaça-a e sai deixando a conta para Daisy pagar.
Ficha Técnica
- Título Original
- Os Lobos
- Intérpretes
- Sinde Filipe, Diogo Infante, Henrique Viana, Manuela Maria, Sofia Alves, João Lagarto, Patrícia Tavares, Fernanda Serrano.
- Realização
- Jorge Cardoso e J. de Mello
- Produção
- NBP
- Autoria
- Francisco Nicholson
- Música
- Paco Bandeira
- Ano
- 1998
- Duração
- 30m minutos