Programas tv

O Prazer

Imagem de O Prazer

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Três fascinantes e irónicas reflexões sobre a ilusão do prazer e a inconsistência da felicidade que Max Ophuls foi buscar a Guy de Maupassant

Adaptação ao cinema de 3 contos de Guy de Maupassant.
´A Máscara´: Uma estranha figura mascarada invade uma elegante sala de dança e envolve-se numa louca exibição de Can-Can até cair por terra. Um médico é chamado e o estranho desmascarado. Trata-se de um velho que nunca foi capaz de lidar com o envelhecimento e continua, por isso, a comportar-se como um jovem.
´A Casa Tellier´: A Madame de um bordel de província fecha as portas do seu estabelecimento durante uma semana para poder assistir, noutra localidade, à primeira comunhão de uma sobrinha, acompanhada pelas suas raparigas. A falta de prazer na localidade vai criar uma série de situações inesperadas.
´O Modelo´: Um jovem pintor apaixona-se pela mulher que lhe serve de modelo. Porém, quando se farta dela, esta tenta suicidar-se. Não morre e fica aleijada numa cadeira de rodas. E, então, o pintor casa com ela.

Em 1953, Max Ophuls adaptava ao cinema três contos de Guy de Maupassant, que apesar de serem totalmente distintos têm em comum o facto de abordarem a busca do prazer bem como as desilusões e atribulações que essa busca produz. O velho que tenta prolongar para além do bom senso os prazeres de juventude, as prostitutas que tiram uma semana de férias e descobrem o prazer de uma vida simples e alegre no campo e, finalmente, o pintor que só consegue casar com mulheres que não lhe podem dar prazer são três admiráveis e nostálgicas evocações de época de mestre Ophuls. Três fascinantes e irónicas reflexões sobre a ilusão do prazer e a inconsistência da felicidade, servidas por um grande elenco onde se destacam os nomes de Danielle Darrieux, Jean Gabin, Pierre brasseur e Daniel Gelin.

Ficha Técnica

Título Original
Le Plaisir
Intérpretes
Claude Dauphin, Jean Gallant, Gaby Morlay, Madeleine Renaud, Danielle Darrieux, Jean Gabin, Pierre Brasseur, Daniel Gelin, Simone Simon, Jean Servais
Realização
Max Ophuls
Produção
François Harispuru e Bem Barkay
Autoria
Contos de Guy de Maupassant adaptados por Jacques Natanson e Max Ophuls
Música
Joe Hayos e Maurice Yvain a partir de temas de Ofenbach
Ano
1952
Duração
94 minutos