Programas tv

Crash

Imagem de Crash

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Um dos maiores êxitos de Cronenberg, e também o seu filme mais polémico, que é uma das mais lúcidas e notáveis reflexões sobre a perversidade humana.

O produtor de filmes publicitários, James Ballard, tem um grave acidente de viação ao colidir com outro automóvel, que resulta na morte do outro condutor e deixa a mulher dele ferida. No hospital, Ballard, perde-se e volta a encontrar Helen Remington, a viúva da vítima mortal do seu acidente. Na sua companhia conhece Vaughan, um fotógrafo fascinado pela beleza erótica dos ferimentos e das mutilações originadas por acidentes de viação. Ballard começa por se sentir curioso em relação a Vaughan e às suas ideias no sentido de recriar acidentes célebres, como o que vitimou James Dean.
A pouco e pouco, Ballard, deixa-se contagiar pela irresistível pulsão erótica que emerge da insólita combinação de sexo, automóveis, acidentes, mutilações e morte.

"Crash" foi um dos maiores êxitos da carreira de David Cronenberg e, também, um dos seus filmes mais controversos e polémicos. Admirável adaptação ao cinema do romance de J.G. Ballard, "Crash", é um filme demencial e, ao mesmo tempo, irresistível sobre o fascínio do sexo e da morte sobre rodas.
Trata-se de uma espantosa visão da mórbida combinação do erotismo com a mutilação, da autodestruição calculada com o desejo sexual, da morte com a violência dos acidentes rodoviários. No fundo, o romance de Ballard reúne quase todos os temas favoritos de Cronenberg, da mutilação física e emocional à busca obsessiva de novas experiências sensoriais, passando pelas, inevitáveis, relações do Homem com a Máquina. Cronenberg assina um filme de uma grande audácia, visual, emocional e erótica, que é uma das mais lúcidas e notáveis reflexões sobre a perversidade humana. Um filme absolutamente surpreendente e delirante com James Spader, Holly Hunter e Elias Koteas nos principais papeis, que não deixa ninguém indiferente.

Ficha Técnica

Título Original
Crash
Intérpretes
James Spader, Holly Hunter, Elias Koteas, Deborah Kara Unger, Rosanna Arquette
Realização
David Cronenberg
Produção
David Cronenberg
Autoria
David Cronenberg, baseado no romance de J.G. Ballard
Música
Howard Shore
Ano
1996
Duração
100m (cor) minutos