A Cidade dos Prodígios
Uma labiríntica e sinuosa crónica sobre a ascensão e queda de um gangster em Barcelona, entre as Exposições Universais de 1888 e 1929.
Um rapaz, Onofre Bouvila, chega à cidade de Barcelona em busca de trabalho. Corria o ano de 1888 e a cidade preparava a organização da Exposição Universal. Onofre não consegue arranjar emprego e uma mulher convence-o a distribuir propaganda anarquista junto dos trabalhadores mas a repressão policial torna a tarefa impossível. Onofre não tem outra saída senão a delinquência e o crime e até 1929, por ocasião de outra Exposição Internacional, vai tornar-se no maior fora da lei de Barcelona.
?A Cidade dos Prodígios? é uma excelente realização do espanhol Mario Camus, um cineasta com uma longa e prestigiada filmografia que se estende por quatro décadas. Camus, partindo da adaptação do romance de Eduardo Mendoza, constrói um autêntico filme de gangsters catalão sobre a ascensão e queda de um humilde rapaz que se transforma num implacável criminoso e cuja história pessoal não se pode separar da história de Barcelona, entre as duas Exposições Universais de 1888 e 1929. Destaque para o trabalho de direcção de fotografia de Acácio de Almeida e para as interpretações de Emma Suárez e François Mathouret.
Ficha Técnica
- Título Original
- La Ciudad De Los Prodigios
- Intérpretes
- Olivier Martinez, Emma Suárez, Françlois Marthouret, Joaquin Diaz, Jose Maria Sanz, Tony Isbert, Francesco Garrido, Diogo Dória, Ramón Langa.
- Realização
- Mario Camus
- Produção
- Joan Antoni González
- Autoria
- Mario Camus, Gustau Hernandéz, Esther Cases e Olivier Rolin
- Música
- Jean Marie Sénia
- Ano
- 1999
- Duração
- 143 (cor) minutos