FRANCISCO BOIX
Francisco Boix, um fotógrafo no inferno
Este documentário narra a vida do fotógrafo Francisco Boix que nasceu em Barcelona em 1920. Através dela, vamos ficar a conhecer a história de muitos espanhóis que, depois da guerra civil foram enviados para o exílio, caindo nas mãos dos nazis.
Nos princípios de 1941, Boix foi capturado em França pelos alemães e com mais de 7000 espanhóis, foi enviado para o campo de concentração de Mathausen, na Áustria. Apena sobreviveram cerca de mil espanhóis.
Boix foi enviado para o laboratório fotográfico das SS, que dirigiam o campo e sugeriu aos seus companheiros espanhóis que roubassem as fotografias que ele revelava. Depois de uma bizarra operação clandestina, conseguiram apoderar-se de cerca de 2000 fotografias, que posteriormente Boix levaria para Paris, publicando-as em jornais vinculados ao Partido Comunista Francês, como L¿Humanité, Regards e Ce Soir, nos quais acabou por trabalhar nos últimos anos da sua vida.
Além dos diferentes aspectos da vida quotidiana do campo, este documentário mostra os acontecimentos dos primeiros dias da libertação - a defesa pelos espanhóis armados, a chegada das tropas americanas, a assembleia do partido comunista espanhol, a morte do comandante do campo de Mathausen, etc, a partir de instantâneos tirados pelo próprio Boix.
Mas o acontecimento mais destacado da sua biografia e que dá um valor especial a este documentário é o facto de Boix ter sido o único espanhol, perante o tribunal de Nuremberga, a acusar a cúpula militar do Terceiro Reich. Especificamente, Boix usou algumas fotografias, trazidas do campo de concentração, como provas acusatórias contra Ernst Kaltenbrunner, chefe da polícia nazi, e Albert Speer, o arquitecto do regime. Este documentário é baseado no testemunho de familiares, amigos e companheiros de Boix - espanhóis exilados em França, na Áustria e no México, nas fotografias roubadas de Mathausen, fotografias da sua vida privada e profissional, assim como em imagens de arquivo internacionais, entre as quais se destacam a declaração de Boix em Nuremberga.
Francisco Boix faleceu a 4 de Julho de 1951 em Paris, com 30 anos de idade.
Ficha Técnica
- Título Original
- FRANCISCO BOIX
- Realização
- LLorenç Soler
- Produção
- Myriam Mateos - Canal+
- Autoria
- LLorenç Soler
- Música
- Eduardo Arbide
- Ano
- 2000