MARILYN, APESAR DE TUDO
A história de uma diferente Marylin contada pelas fotografias de Milton Greene.
Marilyn, apesar de tudo (Marilyn malgré elle, no original) é um documentário que foge ao que normalmente se diz de Marilyn Monroe. Diz outras coisas, de uma maneira diferente. Trata-se de uma produção francesa, de grande qualidade.
Milton Green, um dos fotógrafos das estrelas dos anos cinquenta, esteve sempre discretamente ao lado de Marilyn e fotografou-a toda a vida tal e qual a conhecemos. Possivelmente tê-la-ia amado muito mais do que se sabe, mas foram ambos sempre muito silenciosos sobre a sua intimidade. Tirou-lhe milhares de fotos e nunca quis fazer negócio com elas. Nem mesmo depois de se distanciarem. Por questões de acasos, transacções e heranças, algumas das fotos tiradas por Green a Marilyn apareceram na Polónia, há pouco tempo.
Este documentário é baseado na America em que Marilyn viveu e nas fotos de Milton Green, incluindo as agora descobertas. A imagem que as suas fotos deram de Marilyn, interferiu na maneira como ela própria se via.
O documentário mostra assim como Marilyn apesar de sempre querer ter tido uma imagem de actriz de substância, nunca deixou de ser olhada como "vamp" e objecto sexual, nunca conseguiu livrar-se desse estereotipo. Trocou Hollywood por Nova Iorque, casou com Arthur Miller, fez teatro, contracenou com Lawrence Olivier...
Ela é sobretudo tudo o resto, e nunca o estereotipo e é isso que vamos poder ver neste programa, 40 anos depois de desaparecer.
O documentário tem a duração de 60 minutos, foi realizado por Patrick Jeudy, produzido pela Arte, Point de Jour, Ciné Classics e é uma produção de 2002.
Ficha Técnica
- Título Original
- MARILYN MALGRÉ ELLE
- Realização
- Patrick Jeudy
- Produção
- Uma co-produção Cineclassics/Point du jour
- Autoria
- Patrick Jeudy
- Ano
- 2002
- Duração
- 60 m minutos