MARY REILLY
A imortal história de ¿O Médico e o Monstro¿ de Stevenson revisitada e reinventada num filme de Stephen Fears que é uma delirante e gótica história de amor e demência, com Julia Roberts e John Malkovich.
Mary Reilly trabalha como criada na casa de um recatado médico e cientista, o dr. Jekyll. O seu dia a dia desenrola-se de forma rotineira e serena em torno de vulgares tarefas domésticas. Todavia, Jekyll começa a confiar-lhe serviços ligados ao seu trabalho e Mary deixa-se seduzir discretamente por ele, chegando ao ponto de lhe revelar as dificuldades da sua vida e infância, e os maus tratos familiares que a levaram a fugir de casa e começar a trabalhar. O que mais intriga Mary é a natureza das experiências de Jekyll que todas as noites se fecha no seu laboratório onde, por vezes, conta com a companhia do seu assistente, Mr. Hyde. Este é um homem sem escrúpulos e algo perturbador que exerce sobre Mary uma estranha atracção, que o doutor encoraja. Um dia Mary evita que Hyde seja preso, na sequência de um homicídio, e decide entrar no laboratório. Aí, vai fazer uma fantástica e inquietante descoberta: Jekyll e Hyde são uma e a mesma pessoa.
O velho e clássico tema do Fantástico "O Médico e o Monstro", criado pelo génio literário de Robert Louis Stevenson, tem sido alvo de inúmeras adaptações ao cinema e à televisão, de que "Mary Reilly" é a mais recente e uma das mais originais. Partindo da adaptação de um romance de Valerie Martin, por sua vez inspirado na história de Stevenson, "Mary Reilly" de Stephen Frears é um drama fantástico de grande fascínio que retoma o caso perturbador e inquietante do dr. Jekyll, que se transformava num alter ego perverso chamado Mr. Hyde graças a uma perigosa experiência científica. A grande diferença desta nova versão, reside no facto de toda a história ser observada a partir do ponto de vista de uma personagem secundária, a jovem e bela criada do dr. Jekyll, Mary Reilly, que se apaixona por ele e se deixa seduzir pelo seu duplo. Fears com o seu habitual talento para criar atmosferas envolventes constrói um filme delirantemente romântico e poeticamente esquizofrénico, através de um jogo fantástico de duplas e complementares personalidades, onde a bela Mary é arrastada para um bizarro triângulo amoroso a dois. Um filme primoroso ao nivel da recriação de época, marcado por um portentoso trabalho de direcção de fotografia de mestre Rousselot e servido por superlativas interpretações a cargo de Julia Roberts e John Malkovich.
Ficha Técnica
- Título Original
- MARY REILLY
- Intérpretes
- Julia Roberts, John Malkovich, George Cole, Michael Gambon, Kathy Staff, Glenn Close, Michael Sheen, Bronagh Gallagher, Linda Basset
- Realização
- Stephen Frears
- Produção
- Ned Tanen, Nancy Graham Tanen, Norma Heyman
- Autoria
- Christopher Hampton
- Música
- George Fenton
- Ano
- 1995
- Duração
- 118m (cor) minutos