Uma Mão Cheia de Surpresas
As atribulações de um homem que matou, esquartejou e enterrou a mulher mas perdeu uma mão do cadáver, que se transforma num ícone milagroso, com Woody Allen
Tex Cowley, um talhante judeu de Nova Iorque, mata a mulher, cansado das suas constantes infidelidades, e corta o corpo dela em pedaços. Decide enterrar os despojos numa zona remota perto da fronteira com o México mas, por mero acaso, deixa uma mão do cadáver desenterrada. Uma velha cega da região tropeça na mão e recupera a vista, apressando-se a pôr o padre local ao corrente do milagre. A mão transforma-se, rapidamente, num ícone de grande devoção, inesperadamente produzindo mais e espantosos milagres, arrastando multidões de crentes e dificultando de forma desesperante a vida ao talhante, impossibilitado de recuperar a mão que, para além dos milagres, o pode incriminar.
O cineasta mexicano Alfonso Arau, autor do célebre ?Como Água para Chocolate?, rodou nos Estados Unidos uma insólita comédia em tons macabros e sobrenaturais. As atribulações de um homem que matou, esquartejou e enterrou a mulher mas perdeu uma mão do cadáver, que se transforma num ícone milagroso de uma igreja de fronteira entre o México e os Estados Unidos, é o pretexto para Arau caricaturar os excessos dos sentimentos religiosos, bem como a facilidade da manipulação e aproveitamento da Fé dos pobres de espírito. Uma comédia irónica e divertida que conta com um magnífico trabalho de direção de fotografia de Vittorio Storaro e um elenco onde se contam os nomes de Woody Allen, Sharon Stone e David Schwimmer.
Ficha Técnica
- Título Original
- Picking Up The Pieces / Cachitos Picantes
- Intérpretes
- Woody Allen, David Schwimmer, Maria Grazia Cucinotta, Kiefer Sutherland, Ceech Marin, Sharon Stone, Angélica Aragón, Alfonso Arau, Betty Carvalho.
- Realização
- Alfonso Arau
- Produção
- Paul Sandberg
- Autoria
- Bill Wilson
- Música
- Ruy Folguera
- Ano
- 2000
- Duração
- 88 (cor) minutos