Ana e o Rei
Uma nova, sumptuosa e dispendiosa versão da fascinante e romanesca história da estadia da professora inglesa na corte do rei do Sião e do seu amor impossível, em meados do século XIX, com Jodie Foster e Yun-Fat Chow
Em 1862, a jovem viúva inglesa Anna Leonowens, chega a Bangkok, acompanhada pelo seu filho Louis, para assumir o cargo de educadora dos filhos do rei do Sião. O rei Mongkuk, que tem 23 esposas, 42 concubinas e 58 filhos, vive num verdadeiro luxo asiático e desejoso de modernizar o país. Anna, por seu lado, começa por ficar profundamente surpreendida pelo protocolo, hábitos e quotidiano da corte do rei do Sião mas rapidamente se adapta e começa a impôr as suas ideias europeias e modernas. Entre Mongkuk e Anna nascem profundos laços de amizade e mútuo respeito e admiração, que inevitavelmente acabam em amor. Mas um amor que os dois sabem ser impossível.
"Ana e o Rei", é uma nova, sumptuosa e dispendiosa versão da fascinante e romanesca história da estadia da professora inglesa na corte do rei do Sião, já por várias vezes adaptada ao cinema, cuja versão mais célebre é "O Rei e Eu", inspirada no admirável espetáculo musical da Broadway de Rodgers e Hammerstein com Yul Brynner e Deborah Kerr. Andy Tennant, beneficiando de um orçamento quase tão principesco como a corte asiática que recria, adapta a autobiografia de Anna Leonowens num belo e luxuoso melodrama romântico de época. ¿Ana e o Rei¿ fascina, sobretudo, pela magnificência dos "décors", adereços, guarda-roupa e figuração, que lhe valeram nomeações para os Óscares de Melhor Direção Artística e Melhor Guarda Roupa. Entre intrigas palacianas, choques de culturas e deslumbrante exotismo oriental, "Ana e o Rei" é, acima de tudo, uma bela história de amor impossível, magnificamente servida pelas interpretações de Jodie Foster e Chow Yun-Fat.
Ficha Técnica
- Título Original
- Anna And The King
- Intérpretes
- Jodie Foster, Yun-Fat Chow, Ling Bai, Tom Felton, Syed Alwi, Randall Duk Kim, Kay Siu Lim, Melissa Campbell, Keith Chin, Mono Maniam.
- Realização
- Andy Tennant
- Produção
- Ed Albert
- Autoria
- Steve Meerson e Peter Krikes
- Música
- George Fenton
- Ano
- 1999
- Duração
- 148m (cor) minutos