KUROSAWA
Um dos maiores realizadores de cinema do século XX
Akira Kurosawa é indubitavelmente um dos maiores cineastas do século XX. A sua extraordinária carreira estendeu-se ao longo de um dos mais dramáticos períodos para a História do Japão, produzindo uma série de obras-primas do cinema japonês.
Pela primeira vez os filmes de um realizador japonês influenciaram realizadores ocidentais como Scorcese, Coppola, George Lucas e Spielberg e Hollywood pagou o seu tributo a esta influência premiando-o com um Óscar da Academia em 1990. Desde "Rashomon" em 1951 até "Ran" em 1958, Kurosawa marca novas fronteiras no mundo do cinema e desenvolve um estilo que o coloca à parte, revelando-o como um expoente máximo do cinema internacional.
Este documentário além de incluir depoimentos de familiares como os filhos, Hisau e Kazuko e de amigos e colaboradores como o manager Teruyo Nogami, as actrizes Machiko Kyo e Isuzu Yamada e os actores Tatsuyo Nakadai, Clint Eastwood e James Coburn, usa alguns excertos do filme autobiográfico "Something like an Autobiography", que explica o historial da família na qual cresceu e que revela os acontecimentos traumáticos da II Guerra Mundial e a subsequente ocupação do Japão pela América. Além disso o próprio passado de Kurosawa como samurai influencia o seu cinema encontrando a sua maior expressão na obra prima Seven Samurai.
Ficha Técnica
- Título Original
- KUROSAWA
- Realização
- Adam Low
- Autoria
- Adam Low
- Ano
- 2000
- Duração
- 54m e 65m minutos