Programas tv

REQUIEM DE MOZART

Imagem de REQUIEM DE MOZART

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Um dos expoentes máximos da criação genial de W.F. Mozart

Requiem kv626 é a obra mais polémica de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791). Obra última e inacabada (terminada mais tarde por Franz Süssmayr, amigo e aluno de Mozart) é sem dúvida um dos expoentes máximos da criação genial de W.F. Mozart.
Reza a lenda, que Mozart ao longo do trabalhoso processo de criação da obra foi tomando consciência de que estava próximo da morte, chegando a convencer-se que compunha a missa de réquiem para o seu próprio funeral, levando-o a um fortíssimo investimento emocional produzindo uma obra sublime com um elevadíssimo grau de originalidade.
Assim, antes de uma manhã do dia 5 de Dezembro de 1791, o Requiem kv626 ficou definitivamente inacabado.
A versão que o Coral de São José apresentou, no dia 15 de Março de 2003, foi a Franz Süssmayr, dirigida pelo maestro italiano Adriano Martinolli, com uma orquestra mesclada de professores e alunos dos Conservatórios da Região Autónoma dos Açores, de músicos da Banda da Zona Militar dos Açores e ainda músicos convidados de Portugal Continental e Itália, tendo como solistas Dora Rodrigues (soprano), Margarida Reis (mezzo soprano), Luís Rodrigues (barítono) e João Carlos Soares (tenor).
A Missa "ao vivo" foi gravada pela RTP-Açores na Igreja de São José em Ponta Delgada, Ilha de são Miguel.

Requiem é sem dúvida um dos expoentes máximos da criação genial de W.F. Mozart.

Ficha Técnica

Título Original
REQUIEM DE MOZART
Intérpretes
Conservatórios da Região Autónoma dos Açores, Banda da Zona Militar dos Açores e ainda músicos de Portugal Continental e Itália
Realização
Mário Ferreira Mendes
Produção
RTP-Açores
Ano
2003
Duração
50 minutos minutos