Programas tv

SIMPLESMENTE GENIAL

Imagem de SIMPLESMENTE GENIAL

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Um drama biográfico que recria de forma original a trajectória do célebre e genial pianista de concertos David Elfgott

Na Austrália nos anos cinquenta David Elfgott revela-se uma criança prodígio no domínio do piano. O seu pai, um rude polaco emigrado, colecciona com orgulho as notícias e os prémios que David vai conquistando com o seu talento musical. Porém, quando surge a oportunidade de David poder ir para os Estados Unidos, para seguir os seus estudos, o pai opõe-se firmemente.
Anos mais tarde, por sua conta e risco, David vai para Londres e inscreve-se no "Royal College of Music". Termina os seus estudos com mérito, mas na sequência de um triunfal concerto, em que tocou o dificílimo Concerto nº 3 para piano de Rachmaninov, David é vítima de um poderoso choque emocional que o deixa psicologicamente num estado deplorável.
De regresso à Austrália, David passa mais de dez anos internado em hospitais psiquátricos até que conhece Gillian, com quem casa e graças a quem volta a tocar.
Premiado na Austrália, no Canadá e nos Estados Unidos, para além de ter sido um dos grandes candidatos aos Oscares da Academia de Hollywood em 1996, com sete nomeações, "Shine - Simplesmente Genial" é uma grande realização do australiano Scott Hicks, que recria de forma fascinante e original a trajectória do célebre pianista de concertos David Elfgott.
Pianista de raro talento, Elfgott, que hoje dá concertos por todo o Mundo, em grande parte beneficiando da projecção que o filme lhe deu, teve uma vida acidentada e particularmente adversa.
Criança prodígio, vítima de um pai intolerante e dominador, Elfgott sofre ainda hoje de uma profunda perturbação mental, motivada por um devastador choque emocional, que lhe valeu mais de dez anos de internamento em hospitais psiquiátricos e o quase esquecimento.
Estranha, desconcertante e bizarra personalidade, de excêntrico comportamento, Elfgott foi neste filme recriado de forma absolutamente genial por um espantoso actor australiano chamado Geoffrey Rush, que muito justamente conquistou o Oscar do Melhor Actor da Academia de Hollywood.
Um filme invulgar que reflecte sobre as estreitas fronteiras entre a genealidade e a loucura, construido com grande sensibilidade e surpreendente fascínio visual.

Ficha Técnica

Título Original
SHINE
Intérpretes
Geoffrey Rush,Armin Muhler-Stahl, Lynn Redgrave, Sonia Tod, John Gielgud
Realização
Scott Hicks
Produção
Jane Scott
Autoria
Jan Sardi, Scott Hicks
Música
David Hirschfelder
Ano
1995
Duração
101m(cor) minutos