Programas tv

Mar do Conhecimento

Imagem de Mar do Conhecimento

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

O fascinante mundo subaquático de Howard Hall. Acompanhado da sua equipa técnica, tem percorrido os sete mares e conseguido imagens únicas, descobertas que por vezes surpreendem os próprios biólogos

O realizador norte-americano Howard Hall é o autor de imagens subaquáticas únicas.
Foi ele que filmou, com o auxílio de uma "scooter" subaquática, o extraordinário bailado dos golfinhos das Bahamas, e a forma inteligente como pescam os peixes que se escondem na areia. Foi também ele que permitiu que se visse como os tubarões martelo dos Galápagos se deslocam numa verdadeira alcateia. Foi graças a ele que pela primeira vez se pôde observar como os espadins azuis conseguiam capturar um cardume de sardinhas, caçando em grupo, quando se pensava que o "marlin", esse espantoso senhor dos mares, era por natureza um solitário. E foi ainda Hall quem se aventurou, sozinho e de noite, a profundidades pouco exploradas pelos documentaristas subaquáticos, para filmar as lulas gigantes de Humboldt, as maiores lulas dos oceanos.
Howard Hall passa cerca de cem dias por ano debaixo água. Filmou assim desde gigantescas baleias azuis a alimentar-se à microscópica reprodução dos corais. E fez muitas descobertas que fascinaram os biólogos marinhos : como a da migração das gigantescas medusas do Pacífico, que nem os cientistas conheciam, e que vagueiam por aquele mar transportando pequenos caranguejos.
O seu mundo submarino, que o programa "Bombordo" lhe propõe, é um verdadeiro mar do conhecimento.
Em alguns casos, pode parecer ao visitante ocasional que alguns animais marinhos se mantêm praticamente imóveis. É o caso das estrelas do mar. Mas isso apenas até ao momento em que Howard Hal resolveu utilizar uma técnica de filmagem denominada "time-lapsed" para mostrar o que realmente se passa. O efeito desta técnica é o de acelerar a acção. Quatro horas de actividade são assim resumidas em apenas trinta segundos de imagens. Para conseguir esse resultado, é preciso expôr um fotograma de dez em dez segundos. É um processo frio e entediante, mas o resultado é verdadeiramente mágico. As estrelas do mar transformam-se assim em seres agéis e flexíveis, que avançam como um exército para novos territórios a conquistar, numa marcha dramática, habitualmente imperceptível aos olhos dos mergulhadores.
Este foi apenas um dos muitos segredos revelados por Howard Hall, nessa sua demanda para contar por imagens a história viva dos animais marinhos.

Ficha Técnica

Título Original
Sea Of Knowledge
Ano
2000
Duração
50 minutos