Programas tv

Ninguém (Teatro)

Imagem de Ninguém (Teatro)

Géneros

  • Artes e Cultura - Teatro

Informação Adicional

Esta versão de ´Frei Luís de Sousa´, o famoso melodrama romântico de Almeida Garrett, é um fabuloso exercício de como encenar um clássico, mantendo-o vivo

Baseada na vida de Miguel de Sousa Coutinho, Almeida Garrett escreveu a peça "Frei Luís de Sousa" acerca dos amores trágicos deste cavaleiro que se viu obrigado a professar por ter casado com uma mulher, sem que o primeiro marido desta tivesse morrido.
Sendo um dos grandes clássicos da nossa dramaturgia, a peça foi representada em palco inúmeras vezes e deu origem a um dos grandes filmes portugueses dos anos 50.
Um cavaleiro, D. João de Portugal vai combater na Batalha de Alcácer-Quibir, deixando a mulher em Portugal. Após ter sabido da morte do marido em combate, a mulher, D. Madalena de Vilhena julga-se livre para casar em segundas núpcias com Manuel de Sousa Coutinho. Deste casamento nasce uma filha, Maria.
Mas um dia tudo se modifica. Um misterioso romeiro regressa a Portugal e vai ao Palácio onde vive o casal. O misterioso romeiro é nem mais nem menos que D. João de Portugal que afinal não morrera.
Ao saber que tinham praticado bigamia, Manuel e Madalena decidem professar, cada um em seu convento. Maria, a filha de ambos, ao saber da situação acaba por morrer "de vergonha".

Ricardo Pais, um dos grandes encenadores portugueses da atualidade, decidiu pegar na peça e encená-la de uma forma original e revolucionária, com texto de Almeida Garrett, Maria Velho da Costa e Alexandre O´Neill.
É esta versão cénica que agora se apresenta.
Contando no elenco com os nomes de João Perry, José Eduardo, Glicínia Quartim, Teresa Madruga e Ruy Furtado, esta versão do famoso melodrama romântico é um fabuloso exercício de como encenar um clássico, mantendo-o vivo.

Ficha Técnica

Título Original
Ninguém (Teatro)
Intérpretes
João Perry, José Eduardo, Glicínia Quartim, Teresa Madruga, Ruy Furtado
Realização
Helder Duarte
Produção
Produções Cine-Tratro Cooperativa de Espectáculos
Autoria
Almeida Garrett, Maria Velho da Costa e Alexandre O´Neill
Ano
1978
Duração
105 minutos