SHACKLETON
Um drama épico nas terras geladas da Antártida
Uma das mais dispendiosas e ambiciosas séries jamais feitas para televisão e realizada por Charles Sturridge, Shackleton, não é uma mera recreação da fatídica viagem efectuada por Sir Ernest Shackleton ao Polo Sul em 1914.
Filmada em Londres e na Antártida, onde a equipa e os actores passaram cerca de dois meses a bordo de um quebra gelo e protagonizada por Kenneth Branagh, trata-se de um drama moderno acerca do contraditório herói cuja liderança "sui generis" triunfou perante uma inacreditável adversidade.
Shackleton tencionava liderar a primeira expedição que atravessasse o Polo Sul. Contudo, quando o seu barco o "Endurance", foi apanhado no gelo e o seu afundamento se tornou inevitável, a tripulação viu-se forçada a iniciar uma nova vida no gelo.
Sem possibilidade de serem salvos, Schackleton e os seus homens arrastaram os barcos salva vidas através do mar de Weddel, gelado e aparentemente interminável, até que, seis meses depois, alcançavam o oceano. Depois de uma terrível viagem em três salva vidas, atingem a remota e desolada ilha de Elephant.
Confrontados com a fome e o frio, Shackleton e cinco dos seus companheiros empreenderam então a mais perigosa viagem da história num pequeno barco, ao tentarem atravessar cerca de 800 milhas do Atlântico Sul até alcançarem a Georgia do Sul.
Ficha Técnica
- Título Original
- SHACKLETON
- Intérpretes
- Kenneth Branagh, Matt Day, Lorcan Cranitch, Kevin McNally, Nicholas Rowe
- Realização
- Charles Sturridge
- Produção
- Selwyn Roberts
- Autoria
- Charles Sturridge
- Ano
- 2001
- Duração
- 120 x 2 minutos