AS QUATRO RAINHAS
Isabel de Aragão(Santa Isabel),Inês de Castro,Leonor Teles e Filipa de Lencastre, o que se conta destas quatro rainhas portuguesas, que dominaram o séc. XIV e deixaram no imaginário popular uma forte carga mítica, corresponderá à verdade histórica?
Isabel de Aragão (Santa Isabel), Inês de Castro, Leonor Teles e Filipa de Lencastre foram as rainhas portuguesas que dominaram o séc. XIV e deixaram no imaginário popular uma forte carga mítica.
Isabel, mulher de D.Dinis, ficou conhecida pela sua bondade e foi canonizada pela Igreja Católica. Dela se conta que realizou o milagre de transformar rosas em pão.
Inês de Castro foi a paixão de Pedro, o Cru, que a fez rainha depois de morta. É o símbolo do amor que tudo supera, até mesmo a morte.
Leonor Teles, mulher de Fernando, o Formoso, é mostrada como a má mulher: impúdica, ambiciosa, traidora e causadora de uma crise dinástica. Filipa de Lencastre, a rainha escolhida pelo Mestre Avis, foi a mulher exemplar, mãe de quatro filhos brilhantes, a Ínclita Geração.
Mas o que se conta destas quatro mulheres ( "a santa", "a amorosa", "a prostituta" e "a mãe") corresponderá à verdade histórica? É isso que vai investigar O Lugar da História em dois documentários.
Dois documentários da autoria de Maria Júlia Fernandes, produção de Alice Milheiro, imagem de Carlos Oliveira, edição de Namorado Freire, sonoplastia e pós-produção audio do Ari de Carvalho.
Ficha Técnica
- Título Original
- AS QUATRO RAINHAS
- Ano
- 2003
- Duração
- 50x2 minutos