Programas tv

Argentina - A Sombra da Fome

Imagem de Argentina - A Sombra da Fome

Géneros

  • Informação - Especializada

Informação Adicional

A extensão da crise económica e financeira foi como uma convulsão para os argentinos

O pior já passou na Argentina, onde o crescimento económico poderá atingir este ano 6 por cento, o dobro do que fora previsto pelo Fundo Monetário Internacional.
Com a moeda nacional desvalorizada em relação ao dólar as exportações têm aumentado, e há perspetivas otimistas para a economia em geral.
Alguns economistas ainda duvidam de que a reativação da economia seja sustentável, mas as negociações de um novo acordo financeiro com o FMI estão bem encaminhadas. Buenos Aires quer fazer uma grande engenharia financeira com a sua dívida externa e precisa do apoio das organizações internacionais.
Mas não se apagou a memória dos tempos mais difíceis de 2002, as classes desfavorecidas foram tocadas pela fome, enquanto as classes médias urbanas, em Buenos Aires, experimentavam dificuldades e saíram às ruas nas manifestações expontâneas conhecidas por "cazarolazzos". documentário de hoje mostra-nos a extensão dessa crise económica e financeira que foi como uma convulsão para os argentinos. Desde então houve eleições presidenciais , ganhas por Nestor Kirchner, e o país viu luz e começou a sair do túnel.
No campo político e dos direitos humanos, vários ex-militares acusados de abusos no tempo da ditadura, têm sido detidos.
Afinal, estes dois últimos anos mostram o paradoxo argentino: país de enorme potencial, que passa da fome - como vamos ver - ao crescimento em flecha.
Há também algo de redutor na forma como se retracta a miséria num país cheio de contrastes ... a perspectiva deste documentário- se fosse realizado hoje- seria certamente outra.
O problema é que os argentinos oscilam entre crises , entre a depressão e a euforia, entre ditaduras e democracia.
A estabilidade parece sempre temporária, mesmo assim a crise que acabámos de ver foi de tal ordem que deve registar-se a forma como a democracia sobreviveu, isto depois de uma sequência de demissões e presidentes interinos que deixou os argentinos à beira de um ataque de nervos.
Afastada a fome na Argentina fica por cumprir a já antiga promessa de um país tão rico em recursos naturais que pode entrar para o clube dos mais fortes se for bem governado.

Ficha Técnica

Título Original
Argentina, La Sombra Del Hambre