Programas tv

COMPAY SEGUNDO AO VIVO NO OLYMPIA DE PARIS

Imagem de COMPAY SEGUNDO AO VIVO NO OLYMPIA DE PARIS

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

Aos 95 anos Compay Segundo partiu para sempre, mas deixou-nos uma grande herança da música tradicional cubana


O célebre cantor cubano Compay Segundo, cujo verdadeiro nome era Maximo Francisco Repilado Muñoz,morreu aos 95 anos, em Havana.
Seu nome artístico, pelo qual ficou conhecido nos anos 40, é uma gíria cubana para compadre e "segundo" é um apelido ganho devido às suas harmonias vocais graves.
Compay Segundo deixa um legado de música tradicional cubana que apresentou nos principais cenários do mundo, quando alcançou a fama internacional já com idade avançada. Foi um dos integrantes do grupo Buena Vista Social Club (1997), que gravou um disco homônimo e mereceu um prêmio Grammy e a gravação de um documentário dirigido pelo alemão Wim Wenders em 1999, exibido em todo mundo.
Depois do disco Buena Vista Social Club, voltou várias vezes aos estudos de gravação, uma delas para cantar ao lado de Silvio Rodríguez, expoente da chamada trova cubana.
Criador de seu próprio instrumento, o "harmônico", uma variação do violão com sete cordas, Compay Segundo ficou famoso não apenas por suas interpretações, mas também por compor sucessos com "Chan Chan".

A RTP recorda o célebre cantor cubano Campay Segundo.
No Olympia de Paris, ficou para a eternidade uma noite inesquecível.

Ficha Técnica

Título Original
COMPAY SEGUNDO AO VIVO NO OLYMPIA DE PARIS