Programas tv

Thalassa: Montserrat, A Ilha Vulcão

Imagem de Thalassa: Montserrat, A Ilha Vulcão

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Monserrat, um antigo paraíso tropical hoje coberto de cinzas vulcãnicas em quase dois terços da sua área

O "ferry-boat" encosta numa enseada pouco abrigada de Monserrat. Não existe cidade nem mesmo aldeia, apenas um cais, para uma chegada por vezes um tanto ou quanto atribulada,atualmente o único sítio onde o barco pode acostar.
Antigamente Monserrat era considerada a "ilha esmeralda" nos guias turísticos, porque a sua superfície era coberta por uma luxuriante vegetação tropical e a sua bela silhueta de minúscula colónia britânica destacava-se nas águas turquesa das Caraíbas.
Uma ilha crioula e chique onde se vivia tranquilamente. Alguns anglo-saxões ricos, chegavam e construiam nas colinas verdejantes, belas segundas residências. Lá pescavam e jogavam golfe.
Mas, hoje em dia nada é como era antes da erupção do vulcão, em 1997. Um terço da ilha ainda é verdejante, mas o resto permanece debaixo de cinzas escuras determinando uma zona interdita. Havia 12000 habitantes em Monserrat, descendentes de colonos ingleses e dos seus escravos. A maioria das pessoas habitava em Plymouth, uma encantadora cidade colonial, ao pé do vulcão... demasiado perto do vulcão!

Ficha Técnica

Título Original
Thalassa: Monserrat, L´Île Volcan (3)
Realização
Loic Etevenara, Mohamed Saleh, Laurent Desvaux
Produção
France 3, Thalassa
Duração
27 minutos