Programas tv

Portugal S.A.

Imagem de Portugal S.A.

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Uma história de vingança e amor, cruzando a história recente de Portugal num filme do cineasta luso-brasileiro Ruy Guerra

Alexandre Boaventura é um poderoso empresário que, com a Revolução de Abril, viu os seus bens nacionalizados e foi obrigado a exilar-se no Brasil. Duas décadas depois, o Governo português apoia o seu regresso e privatiza o Grupo Boaventura para fazer face ao domínio espanhol. Mas, Boaventura, um homem poderoso e sem escrúpulos, só pretende vingança do país.
Jacinto é administrador do importante grupo económico-financeiro recuperado por Alexandre Boaventura. Enquanto estudante, Jacinto pertenceu a um grupo de brilhantes jovens universitários, dos quais um é atualmente ministro e outro um destacado político da oposição. Ambos pretendem informações sobre as atividades económicas do grande empresário, nomeadamente sobre um grande negócio que está a realizar com espanhóis, e que pode colocar as suas carreiras em jogo.
Este grupo de amigos cresceu sob a orientação espiritual do padre Francisco, um homem maquiavélico que continua a manipular e a interferir nas suas carreiras e nas suas vidas privadas, inclusivamente promovendo o casamento de Jacinto com Rosa, uma mulher ambiciosa, viciada em cocaína e com um quê de ninfomaníaca. Mas, o verdadeiro amor de Jacinto é uma outra colega, Fátima, uma mulher bela e intelectualmente brilhante que regressa a Portugal para tentar salvar a corretora do falecido pai, mas, para isso, precisa de obter informações sobre as atividades do patrão de Jacinto e não hesita em reavivar a antiga paixão.
Dividido entre deveres de lealdade, amizade e amor, Jacinto tenta resistir à sedução de Fátima e às pressões dos antigos colegas, num ambiente de caos familiar, em que a mulher o incentiva a ser ambicioso e o engana com outros homens. Farto de ser usado e traído por todos, Jacinto decide tomar o destino nas suas próprias mãos e, passando a jogar com as mesmas regras que os outros, transforma-se num homem ambicioso e disposto a tudo.

Ficha Técnica

Título Original
Portugal S.A.
Intérpretes
Diogo Infante, Cristina Câmara, Henrique Viana, Ana Burstoff, Maria do Céu Guerra, Luís Madureira
Realização
Ruy Guerra
Produção
Tino Navarro
Autoria
Carlos Vale Ferraz, Alberto Fernandes
Música
Toli César Machado
Ano
2003
Duração
89 minutos