UIVOS DO MAR
Um dos animais mais raros do mundo, um dos mamíferos marinhos mais ameaçados de extinção
A Foca-monge do Mediterrãneo, é um dos animais mais raros do mundo, um dos mamíferos marinhos mais ameaçados de extinção.
Em todo o mundo restam apenas 300 focas como esta.
A espécie, com o nome científico, "monachus monachus", é conhecida desde sempre na Madeira como Lobo Marinho, uma vez que as suas vocalizações fazem lembrar o uivo de um lobo. Perseguido pelo homem, sem o seu habitat e sem alimento, abandonou a ilha da Madeira e refugiou-se nas Ilhas Desertas, mas nem estas ilhas se tornaram num porto seguro.
O ódio dos pescadores deixou o lobo-marinho à beira da extinção. No final dos anos oitenta existiam ali apenas oito animais. Em contagem decrescente, o Parque Natural da Madeira implementou um projecto de conservação do lobo-marinho com o objectivo de monitorizar, proteger a espécie e, o seu habitat.
O método seguido evitou ao máximo a intromissão do homem no seu habitat e quinze anos depois, o resultado está à vista e é reconhecido internacionalmente. A colónia de lobos-marinhos das ilhas Desertas está a recuperar, conta já com 26 indivíduos e os lobos-marinhos estão agora a regressar à ilha da Madeira.
Ficha Técnica
- Título Original
- UIVOS DO MAR
- Realização
- Rita Saldanha
- Produção
- Olhos de Ver, Multimédia
- Autoria
- Rita Saldanha
- Duração
- 25M minutos