As Histórias Que a Minha Guitarra Canta
Um documentário que chegará ao fundo da tristeza de um povo, para no fim encontrar a sua profunda alegria
"Marrabenta" é um documentário sobre 5 velhos músicos Moçambicanos, a sua musica e as histórias que têm para contar. Os velhos músicos são estrelas da Marrabenta, um estilo musical bem popular cuja história remonta aos anos 50 e 60 quando Maputo ainda era Lourenço Marques e se vivia o apogeu cultural do colonialismo.
As "Velhas Glórias", como são carinhosamente apelidados pelos seus fãs, vivem ainda na carismática capital Moçambicana, fazendo o mesmo desde há 50 anos. Sobrevivem cantando e tocando canções sobre as alegrias e tristezas das suas vidas.
Seguindo a sua vida profissional e pessoal, ouvindo as suas conversas e as suas canções, "Marrabenta", contará a história da capital Moçambicana e a vida da sua população desde os anos 50.
Perguntando a vinte pessoas em Moçambique o que é a Marrabenta, provavelmente receberemos vinte respostas diferentes: uma dança para uma dançarina, para um baterista será um ritmo, para um engenheiro de som, será apenas som. A Marrabenta faz parte da própria identidade cultural do sul de Moçambique, sendo assim também o ar da baía de Maputo para Maputenses, o mar para pescadores e a terra para os camponeses.
Então, afinal de contas, o que é a Marrabenta?
Este documentário leva o espetador numa viagem à procura da resposta através das histórias dos músicos da Marrabenta tentando descobrir a alma da Marrabenta e assim também o coração do povo do sul de Moçambique.
Ficha Técnica
- Título Original
- Marrabenta Stories
- Intérpretes
- Dilon Djindji, António Marcos
- Realização
- Karen Boswall
- Duração
- 52 minutos