MACBETH
Uma das peças mais importantes de Shakespeare, uma grande reflexão sobre o Poder...
Macbeth hospeda no seu castelo o rei, Duncan. Mas a certa altura, instigado por Lady Macbeth decide matá-lo para herdar o trono.
Acaba por conseguir o que pretende e atirar as culpas para cima dos guardas.
Com a morte de Duncan é proclamado rei.
Mas logo outros ambiciosos lutam pelo seu lugar, nomeadamente Banquo, a quem as bruxas tinham profetizado que seria o primeiro de uma grande dinastia.
Macbeth intriga e tenta arranjar aliados para matar Banquo. Com a ajuda desses aliados consegue assassina-lo, mas o filho deste acaba por fugir.
Contudo a mente de Macbeth (que é um fraco) está cada vez mais débil e começa a ter visões em que vê o fantasma de Banquo.
Por outro lado alguns súbditos do rei, nomeadamente Macduff, conspiram para o perder. Macbeth manda matar a família de Macduff, o que acentua ainda mais o seu desequilíbrio mental, tanto mais que Lady Macbeth também enlouquece e erra pelo castelo murmurando coisas inteligíveis.
A tragédia agudiza-se e aproxima-se o fim do tirano.
Macbeth (1606) uma das peças mais importantes de Shakespeare, é uma grande reflexão sobre o Poder, sobretudo sobre o Poder ilegítimo. É também uma peça com algumas personagens memoráveis como Lady Macbeth, uma mulher ambiciosa que arrasta o marido para os vários assassinatos que este comete.
Uma notável encenação de Jorge Listopad que tem a particularidade de contar com um actor e não uma actriz no principal papel feminino.
No elenco destacam-se os nomes de António Marques (Macbeth), Manuel Coelho (Lady Macbeth), e João Vasco (o porteiro).
Ficha Técnica
- Título Original
- MACBETH
- Intérpretes
- António Marques, Manuel Coelho, João Vasco, Júlio Martin, José Ramos, Luís Rizo, José Pestana, entre outros.
- Realização
- Jorge Listopad
- Produção
- Fernanda Teixeira
- Ano
- 1989