PROVA DE CONTACTO
Um documentário decisivo no diálogo da cultura Portuguesa com o mundo e a Ásia em particular
Este é um documentário decisivo no diálogo da cultura portuguesa com o mundo e a Ásia em particular.
Num filme de João Mário Grilo descubra José de Guimarães, o escultor, o pintor e o artista, um nome de sucesso internacional ímpar.
Dois dias após a abertura, em Bruxelas, de uma exposição que lhe é inteiramente dedicada, Prova de Contacto, é o primeiro documentário a abordar a projecção internacional de José de Guimarães, um artista com peças dispersas um pouco por todo o mundo.
Segundo o realizador, João Mário Grilo, Prova de Contacto, uma co-produção do ICAM/Ministério da Cultura e RTP, é um filme/documentário, cuja ?primeira intenção é constituir-se como fonte de informação e exploração da obra de José de Guimarães... no começo, interessa o movimento de descoberta da obra, servindo a câmara e a montagem para sair um retrato claro, uma impressão global, positiva, ainda que bifurcada, matizada pelas próprias interrogações, desafios e resistências que a obra vai criando a qualquer percurso definitivo de exploração... Nesse sentido, a essência formal do projecto assenta, em grande medida, na justificação do seu próprio título: "Prova de Contacto".
João Mário Grilo realizou os filmes Maria (1979), A Estrangeira (1982), O Processo do Rei (1989), O Fim do Mundo (1993), Saramago: documentos (1994), Os Olhos da Ásia (1996), Longe da Vista (1998), 451 Forte (2000), A Falha (2002), foi seleccionado para os festivais de Cannes, Veneza, Berlim e Locarno, Rio de Janeiro, Toronto, Vancouver, São Francisco, Huston, Roterdão, Biarritz, Hong-Kong, São Paulo e Estocolmo; Recebeu o prémio Georges Sadoul em 1982, o Prémio Especial do Júri no Rio de Janeiro em 1989, o Prémio do Júri em Biarritz em 1982 e 1989, e o prémio PROCIREP em 1990 em Cannes.
Ficha Técnica
- Título Original
- PROVA DE CONTACTO
- Realização
- João Mário Grilo
- Produção
- Hugo Vieira da Silva, Natali Rajak
- Ano
- 2004
- Duração
- 52m minutos