O JOVEM ANDERSEN
Um excelente filme que nos retrata a juventude do maior contador de histórias de sempre
Dinamarca, 1882. Aos dezassete anos de idade Hans Christian Andersen era muito pobre mas com a ambição de vir a ser cantor, bailarino ou actor. O "manager" do Royal Danish Theatre, com pena dele, manda-o para uma escola no interior do País, dirigida pelo cínico e talentoso Maeisling.
O resultado é um encontro entre duas pessoas completamente diferentes, um sonhador e um homem sedento de poder, determinado a cortar a viva imaginação de Anderson através da proibição da escrita e do terror psicológico.
Quando Anderson trava amizade com um rapaz da classe operária chamado Tuk, Meisling fica cego de inveja e castiga Tuk de cada vez que Anderson faz qualquer coisa de errado. Para salvar Tuk, Anderson, abandona a escola e, quando regressa encontra-o às portas da morte acabando por assistir à morte do seu primeiro e único amigo.
Meisling começa a exercer ainda mais pressão sobre o rapaz. A partir daí Anderson, vive o pior e mais negro período de toda a sua vida...
No ano em que se comemora o 200º aniversário do nascimento do maior contador de histórias de sempre, Hans Christian Andersen, "O Jovem Andersen" é um excelente filme, baseado em factos verídicos, que nos retrata a juventude do grande escritor dinamarquês.
Ficha Técnica
- Título Original
- YOUNG ANDERSEN
- Intérpretes
- Simon Dahl Thoulow, Peter Steen, Henning Jensen, Lars Brygmann, Mikkel Hesseldahl Konyher
- Realização
- Rumle Hammerich
- Produção
- Tina Dalhoff
- Autoria
- Ulf Stark, Rumle Hammerich
- Ano
- 2004
- Duração
- 119M minutos