Grandes Migrações: A Tartaruga Boba
A vida das tartarugas bobas, uma simpática espécie, está envolta em grande mistério...
Classificadas como espécies em perigo, a vida das tartarugas bobas está envolta em grande mistério. Até há bem pouco tempo, apenas se sabia que estes animais marinhos nasciam no Atlântico Ocidental, próximo da costa da Florida, nos Estados-Unidos, e que depois desapareciam na imensidão do oceano, para regressarem uma década depois.
Do lado de cá do Atlântico, os cientistas também estudavam estes animais arcaicos, cuja origem remonta ao tempo dos dinossauros. Porém, a informação que dispunham era escassa: desconheciam a sua origem, apenas constatando que surgiam, já em idade adulta, junto ao arquipélago dos Açores, para mais tarde desaparecerem sem deixar rasto. Depois de cruzarem essa informação, cientistas europeus e americanos passaram a colaborar em estreita sintonia, na tentativa de monitorizar e perceber quais os itinerários e hábitos desta espécie.
Em curso no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), da Universidade dos Açores, está uma experiência que visa a diminuição da apanha acidental de tartarugas bobas pela frota pesqueira. A bordo de um navio palangreiro, dois cientistas do DOP preparam-se para testar a eficácia dos novos anzóis. Dias depois, começarão a chegar às instalações do DOP os primeiros exemplares de tartarugas, apanhadas e trazidas por pescadores até aos cientistas. Em laboratório, os investigadores procedem às medições dos espécimes e marcam-nos com transmissores via satélite.
A etapa seguinte, ainda com a colaboração dos pescadores da Horta, Faial, é a de devolver os animais ao mar. De novo em oceano aberto, as tartarugas regressam ao seu habitat natural.
Agora, ainda que à distância, cientistas europeus e norte-americanos seguem atentamente os movimentos das tartarugas. Os próximos anos serão decisivos para se saber mais acerca da vida destas simpática espécie.
Ficha Técnica
- Título Original
- Grandes Migrações: A Tartaruga Boba
- Realização
- Gonçalo Mégre
- Produção
- Companhia de Ideias
- Ano
- 2004
- Duração
- 22 minutos