Programas tv

Ribeiro Sanches: O Sábio Errante

Imagem de Ribeiro Sanches: O Sábio Errante

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Ribeiro Sanches, o médico dos Czares

Nasceu para servir o Mundo e não para se servir dele, assim reza o brasão que Catarina II, Imperatriz das Rússias, atribuiu a António Nunes Ribeiro Sanches por serviços prestados.
A Imperatriz falava com conhecimento de causa, pois desenganada por outros médicos, apenas o português Ribeiro Sanches, físico da côrte, a conseguiu curar de uma doença fatal.
Nascido a 7 de Março de 1699, em Penamacor, António Nunes Ribeiro Sanches, descendente de uma família cristã-nova saiu de Portugal muito cedo. Apesar de já ser médico diplomado pela Universidade de Salamanca, decidiu continuar os estudos vagueando pelas principais universidades europeias. Seguia o conselho de um velho mestre:pensa em sair de Portugal para saberes o que jamais se pode aprender nele.
Um dia recebeu um convite inesperado. Vinha da côrte russa que lhe oferecia 600 rublos por mês caso aceitasse ser médico do Senado e da cidade de Moscovo. Foi tal o êxito, que o médico português passou a tratar também do Corpo Imperial dos Exércitos Russos e, finalmente, da própria família real.
E de médico passou a conselheiro de estado privando de perto com o poder da Grande mãe Rússia. Mas um passado judaico perseguia-o e acabou por se refugiar na "cidade das luzes", onde permaneceu até ao fim da sua vida. Em Paris, produziu as suas mais importantes obras nas áreas da Pedagogia da Medicina, Economia e Política. Verdadeiro espírito do Iluminismo, Ribeiro Sanches via, no entanto, muito para além do seu tempo.
Deixou uma vasta obra ainda pouco estudada.

Ficha Técnica

Título Original
Ribeiro Sanches: O Sábio Errante
Produção
Maria João Rolão Preto, Kliment Kolosov
Autoria
Margarida Metello
Ano
1999
Duração
60 minutos