Programas tv

BOMBORDO: ILHAS DAS FORMIGAS E RECIFE DE DOLLABARAT

Imagem de BOMBORDO: ILHAS DAS FORMIGAS E RECIFE DE DOLLABARAT

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A importância científica, ecológica e económica que o banco das Formigas tem para o arquipélago dos Açores

Este episódio da série Bombordo fala sobre a importância científica, ecológica e económica que o banco das Formigas tem para o arquipélago dos Açores. Esse mesmo plano de destaque foi, em 2000, reconhecido pelo governo português e pelas autoridades da União Europeia ? o banco das Formigas faz parte da Rede Natura 2000 e é considerado Sítio de Importância Comunitária.
Tradicionalmente rico em biodiversidade marinha, o banco das Formigas pagou, ao longo das últimas décadas, o preço de uma exploração piscatória intensiva e insustentável. Frotas de pesca industrial têm vindo a depauperar os recursos naturais daquela região açoriana.
Para perceber a extensão da perda, um grupo de cientistas do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), da Universidade dos Açores, monitoriza aquela extensão de oceano, de forma a caracterizar o real estado das Formigas.
Fruto desse trabalho, aquele banco tem sido alvo de missões anuais. Em resultado dos mergulhos efectuados pelos cientistas são recolhidas amostras da fauna e da vegetação e procede-se à medição de recrutas ? peixes jovens. Depois de tratados a bordo do navio Arquipélago, os espécimes são catalogados e, mais tarde, já em terra firme, sistematizam-se os dados recolhidos e comparam-se com os resultados obtidos noutras missões.
Esperançados num futuro melhor, os cinco cientistas do DOP, envolvidos na missão Bancos 2004, procuram, com o seu trabalho, alertar consciências e mudar hábitos. O objectivo é inverter a devastadora tendência que, nas últimas décadas, tem fustigado o banco das Formigas.

Ficha Técnica

Título Original
BOMBORDO: ILHAS DAS FORMIGAS E RECIFE DE DOLLABARAT
Realização
Gonçalo Mégre
Produção
Companhia de Ideias
Duração
22 m minutos