Programas tv

Kilas, o Mau da Fita

Kilas, o Mau da Fita

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Realizado pelo cineasta português José Fonseca e Costa, uma comédia divertida e uma sátira a um certo meio português e ao comportamento machista que nele reina

Filme do cineasta português José Fonseca e Costa, um dos maiores sucessos do pós-25 de abril, com Lia Gama, Lima Duarte, Mário Viegas e Paula Guedes.
Uma comédia divertida e uma sátira a um certo meio português e ao comportamento machista que nele reina, numa das mais populares interpretações de Mário Viegas.

Portugal, 1976. Rui Tadeu, aliás Kilas (Mário Viegas), é um marginal "à portuguesa" e os seus modos imitam os dos gangsters de cinema. Uma "fraca" figura, aturdido pela pequenez do físico, tacão alto a deitar figura, de arrogância por medida. De memórias suadas, carne mole, medos medíocres, vícios e nicotina, Kilas é amante de uma artista de variedades, Pepsi-Rita (Lia Gama), à custa de quem vive - em casa da Madrinha (Milú), uma mulher nostálgica que resgatou o afilhado da infância desvalida. Pela sua esperteza, Kilas lidera um grupo de marginais, contratados por um enigmático Major (Lima Duarte), para vigiarem um prédio, onde vão reunir-se personalidades "suspeitas". Quando tal acontece, e alertado o Major, uma bomba explode na casa que se anuncia ser dum conhecido antifascista. Alarmado, Kilas procura desligar-se mas o seu destino está já marcado, por uma rivalidade passional.
De memórias suadas, carne mole, medos medíocres, vícios e nicotina, surge Kilas - aturdido pela pequenês do físico, tacão alto a deitar figura, de arrogância por medida.
Entre tipos marginais e mitos precários de uma farsa passional, eis a criatura mais popular e característica deste filme português. Estilizada por José Fonseca e Costa em Kilas, o Mau da Fita - um dos maiores sucessos no pós-25 de Abril.

Ficha Técnica

Título Original
Kilas, o Mau da Fita
Intérpretes
Mário Viegas, Lia Gama, Luís Lello, Lima Duarte, Milú, Paula Guedes, Natalia Do Vale, Tony Morgon
Realização
José Fonseca e Costa
Autoria
Fonseca e Costa e Sérgio Godinho
Ano
1981
Duração
120 minutos