Programas tv

Meu Pai, Humberto Delgado

Imagem de Meu Pai, Humberto Delgado

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Há homens que se libertam da lei da morte, Humberto Delgado foi um deles

Na aldeia de Villanueva del Fresno, a 8 kms da fronteira de Espanha com Portugal, existe um caminho chamado De Los Malos Pasos ou caminho dos maus passos.
Esse local ermo e esquecido da Extremadura espanhola entrou abruptamente para a História em 13 de Fevereiro de 1965.
Nesse frio dia de Inverno, as balas da PIDE, a polícia política do regime, assassinaram aquele a quem todos chamavam ´General Sem Medo´.
O General português Humberto Delgado foi o principal opositor à ditadura de Salazar, a mais longa ditadura da Europa no século XX e o seu nome permanece como símbolo da luta pela liberdade, ocupando um lugar especial no imaginário de sucessivas gerações. Em todas as cidades, vilas e aldeias de Portugal existe uma praça, uma avenida ou uma rua General Humberto Delgado.
A mais alta homenagem prestada a esse herói do povo foi a trasladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional, em 5 de Outubro de 1990, e a sua elevação a Marechal da Força Aérea, a título póstumo.
Mas por detrás do mito e da solenidade do Panteão Nacional, quem era Humberto Delgado, o homem?
Os depoimentos de Iva Delgado ajudam-nos a esclarecer.

Ficha Técnica

Título Original
Meu Pai, Humberto Delgado
Realização
Francisco Manso
Produção
Take 2000
Autoria
Frederico Rosa, Iva Delgado
Ano
2006
Duração
51 minutos