A Curta Mais Longa
Propomos olhos bem abertos para o outro lado do primeiro filme de zombies, assumidos, em Portugal
Para quem viu o I?LL SEE YOU IN MY DREAMS na primeira hora da grande NOITADA de 21 de Junho de 2006, a NOITE MAIS CURTA, oferecemos agora uma ?nova perspetiva? desse filme de culto?aqui, numa abordagem um bocadinho mais longa.
Para os devidos efeitos, damos a palavra ao Filipe Melo, produtor e realizador, a propósito de um projeto, não obstante as iniciais vicissitudes de produção, muito bem sucedido:
?Acabo de chegar do cinema, onde vi ?I?LL SEE YOU IN MY DREAMS? numa sala de Lisboa, anonimamente. Estava ansioso por saber a reação das pessoas, o que pensariam da nossa curta-metragem. Fiquei também a pensar em todo o caminho que nos tinha levado a estar ali sentados, numa sala de cinema, a ver um filme que tínhamos feito, mas que no entanto já tinha vida própria.
Parecia mesmo que não tínhamos sido nós a fazê-lo.
Sabia também que, ao chegar a casa, teria que escrever este texto que é o ponto final de um episódio que marcou profundamente as nossas vidas.
Lembrei-me de todos os problemas que tivemos: um produtor inicial que usou o subsídio que ganhámos para pagar as suas contas, os inúmeros desentendimentos que tivemos com pessoas que viram em nós uma oportunidade de ganhar dinheiro ou prestígio e a senhora do banco a telefonar-me dia sim, dia não, a dizer que o meu saldo estava negativo.
Depois, veio a fase dos prémios e da glória: viajar pelo mundo nos festivais, conhecer pessoas do meio do cinema, ir a programas de TV, ter o nosso filme a estrear em 40 salas em simultâneo e a ser editado em DVD. Não podíamos acreditar.
Com tudo isto, quase me esquecia de uma coisa: como tudo começou?? Para ficarem a saber, propomos olhos bem abertos para o outro lado do primeiro filme de zombies, assumidos, em Portugal.
Ficha Técnica
- Título Original
- (Onda-curta)
- Realização
- Filipe Melo
- Ano
- 2004
- Duração
- 31 minutos