KAKURENBO
Uma animação digital que não esconde o desejo de aproximação aos padrões do ?antigo? desenho animado
Existe uma rua onde ninguém vive, um local onde luzes fantasmagóricas cintilam no escuro. Circula ainda o rumor de que algumas crianças desaparecem depois do anoitecer quando ali vão brincar ao Otokoyo, uma espécie de jogo da apanhada.
Diz-se que são raptadas por demónios e que desaparecem para sempre.
Numa dessas noites, um rapazinho chamado Hikora entra no jogo com a intenção de descobrir o paradeiro da sua irmã.
No plano gráfico, a equipa criativa investiu numa notável combinação de estilos onde se destaca a exploração das linhas de força da arquitectura japonesa, numa simbiose do moderno com o clássico. De facto, foi dada uma atenção muito especial aos sinais particulares do universo urbano que correspondem ao lado negro de uma grande cidade decadente.
Um espaço pleno de cor, mistério, fantasia, mergulhado numa atmosfera de sonho admiravelmente materializada por uma animação digital que não esconde o desejo de aproximação aos padrões do ?antigo? desenho animado.
Uma obra maior do ANIME e um exemplo de como a mitologia nipónica de monstros e demónios pode ser adaptada de um modo criativo a produções de autor, muitas vezes, perfiladas naquele país contra as rotinas da animação industrial.
Ficha Técnica
- Título Original
- KAKURENBO (ONDA-CURTA)
- Realização
- Syuhei Morita
- Ano
- 2005
- Duração
- 24m 35s minutos