NÓS
Episódio n.º15
Afinal quem sou eu, esta é uma questão muitas vezes colocada por crianças e jovens descendentes de imigrantes de várias nacionalidades, nasceram em Portugal, mas não conseguiram ainda obter nacionalidade portuguesa. Para muitos, isto é um pesadelo, não podem concorrer a bolsas nem podem ser atletas federados. De forma a perceber como se constrói a identidade destes filhos de imigrantes, convidámos a antropóloga Claudia Vaz, a vir ao nosso programa e com base na sua tese de mestrado, vamos ao longo da entrevista perceber como lidam estas crianças e jovens com este problema. Veja também qual é a opinião do psicólogo Carlos Simões, acerca deste tema, ele convide de perto diariamente com esta realidade.
A equipa de andebol da Assomada é um caso bem conhecido, atletas de várias nacionalidades viram o sonho de representar Portugal quase desaparecer. Porém com a alteração da Lei da Nacionalidade estas jovens já efectuaram o pedido, brevemente vão ver o sonho realizado, representar o país onde nasceram com a camisola das quinas.
Naide Gomes, revalidou recentemente o titulo de Campeã Europeia, em pista coberta de salto em cumprimento. Esta atleta nasceu em São Tomé e Príncipe, mas como já consegui obter nacionalidade portuguesa, ouvimos mais vezes o hino nacional em diversas partes do mundo.
Um dos objectivos da Revista CAIS é ser um meio para ajudar as pessoas mais desfavorecidas, e que não têm rendimentos. Neste grupo estão muitos imigrantes que escolhem Portugal, como país de acolhimento, mas que não conseguem encontrar um emprego que os sustente. Fique a conhecer melhor esta revista e um dos imigrantes que a vende.
Adolfo Romano nasceu na Guné, veio estudar para Portugal acerca de 11 anos...
Ficha Técnica
- Título Original
- NÓS
- Produção
- Panavídeo
- Ano
- 2007
- Série
- IV