Ana Moura no Forte da Trafaria - "Para Além da Saudade"
No Forte da Trafaria Ana Moura canta e...encanta
Ana Moura nasceu em Santarém onde cresceu e viveu numa família em que todos cantavam em reuniões e acontecimentos particulares.
Tal como todos os jovens, cedo desenvolveu o gosto por outros géneros musicais. No entanto, a vontade de cantar Fado nunca a abandonou. No final da sua adolescência, fazia parte de uma banda de música pop/rock mas incluía sempre pelo menos um fado em cada actuação. Por essa altura, uma noite, por graça, foi com uns amigos a uma casa de fados e a pedido destes, cantou um fado pela primeira vez tendo sido recebida com entusiasmo.
Neste espectáculo Ana Moura interpreta temas que vão desde os fados tradicionais, como o Fado Blanc, Fado Licas ou o Fado da Azenha até ao fado canção. Nas letras, Ana reservou-nos algumas (boas) surpresas, como no tema ?E Viemos Nascidos do Mar? que conta com um poema de Fausto, o conhecido cantautor português que escreveu para ela o seu primeiro fado; Amélia Muge que lhe escreveu ?O Fado da Procura?; ou na sua escolha de um poema de Fernando Pessoa em ?Vaga, no Azul Amplo Solta?. Este último tema foi musicado pelo lendário músico espanhol Patxi Andión, cantando-o também, em dueto e em castelhano, com Ana.
Destaque ainda para a participação de Tim Ries, o saxofonista dos Rolling Stones, que compôs a música de ?Velho Anjo? e toca saxofone no tema ?A Sós Com a Noite?.
Ficha Técnica
- Título Original
- Ana Moura no Forte da Trafaria - "Para Além da Saudade"