BIANCA
Uma mistura de comédia, drama e policial, num filme de Nanni Moretti
Michele Apicella (Nanni Moretti) é contratado para dar aulas de matemática na escola Marilyn Monroe. A escola, a começar pelo nome, não é assim normal: o director refere-se ao corpo docente como "tribo", o psicólogo está lá para os professores, não para os alunos - que se sentem no direito de contestar abertamente os professores.
Em casa, Michele também não se comporta como os outros: ele é um solitário com muitas manias. Observa os vizinhos e mantém verdadeiras fichas policiais sobre as pessoas que conhece. Mas não tem amigos de verdade, nem namorada.
O professor não se adapta muito bem ao esquema "alternativo" da escola, até que uma nova colega mexe com ele: é Bianca (Laura Morante), que vai ensinar francês e também acha que não precisa de psicólogo. Mas Michele não consegue desenvolver um relacionamento.
Enquanto isso, a polícia está de olho nele, pois dois assassinatos acontecem e têm apenas uma coisa em comum: as vítimas eram conhecidas de Michele.
Ficha Técnica
- Título Original
- BIANCA
- Intérpretes
- Nanni Moretti (Michele Apicella), Laura Morante (Bianca), Roberto Vezzosi (il commissario), Dario Cantarelli (il Preside), Remo Remotti (Siro Siri), Vincenzo Salemme (Massimiliano), Enrica Maria Modugno
- Realização
- Nanni Moretti
- Música
- Franco Piersanti
- Ano
- 1984
- Duração
- 96M minutos