Programas tv

O Livro de Cabeceira

O Livro de Cabeceira

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

O invulgar Peter Greenaway a cruzar corpos e desejos, sentimentos e emoções num filme de uma deslumbrante beleza visual, que revela um imenso fascínio pela cultura oriental

Nagiko, uma jovem e bela japonesa, recorda o seu pai, um escritor que por ocasião de cada um dos seus aniversários lhe escrevia sobre o rosto curtas histórias. Desse tempo, ainda se recorda, amargamente, de como o pai tinha de se prostituir junto do seu editor homossexual para conseguir vender as suas obras. Após um casamento desastroso, Nagiko, parte para Hong Kong onde se torna manequim, e inicia a sua obsessiva busca de um amante calígrafo, capaz de satisfazer os seus desejos sexuais e de escrever sobre a sua pele os mais belos textos. Após vários casos frustrantes conhece Jerome, um jovem escritor inglês, que lhe sugere o contrário: ser ela própria a escrever sobre o corpo dos seus amantes. E Jerome será o primeiro de uma série de 13 livros que ela irá propôr ao editor do seu pai.

Peter Greenaway, pintor, encenador, escritor, cineasta e apaixonado pela matemática, é um dos criadores mais "sui generis" que a Inglaterra produziu nas últimas décadas. De "O Contrato" a "O Bebé de Macon", passando por "O Cozinheiro, o Ladrão, a sua Mulher e o Amante Dela" ou "Os Livros de Próspero", Greenaway tem produzido uma obra cinematográfica de uma fabulosa dimensão plástica e de uma admirável riqueza estética e temática. "O Livro de Cabeceira" não é exceção, e é mesmo um dos seus filmes mais simples, o que no universo de Greenaway não significa linear ou de fácil acessibilidade. Continuando a criar cada plano como um quadro e servindo-se de esquemas narrativos que são genuínas peças de arquitectura, Greenaway assume, neste filme, o seu imenso fascínio pela cultura oriental, ao contar a história da bela japonesa que escreve sobre o corpo dos seus amantes para consumar uma sinuosa vingança. Greenaway cruza os corpos e os desejos, os sentimentos e as emoções, num filme de uma deslumbrante beleza visual, onde a imagem é trabalhada de forma invulgar através de múltiplas subdivisões do écran. A morte e o sexo, como temas centrais, de um fabuloso jogo de diversões literárias e caligráficas, onde o corpo da obra é o próprio corpo.

Ficha Técnica

Título Original
The Pillow Book
Intérpretes
Vivian Wu, Ewan MvGregor, Yoshi Oida, Ken Ogata, Hideko Yoshida, Barbara Lott, Judy OggKen Mitsuishi, Yukata Honda.
Realização
Peter Greenaway
Produção
Kes Kasander
Autoria
Peter Greenaway
Música
Guesch Patti e Brian Eno
Ano
1995
Duração
120m (cor) minutos