Programas tv

Pedro Jóia - Ao Vivo no Teatro da Trindade

Imagem de Pedro Jóia - Ao Vivo no Teatro da Trindade

Géneros

  • Musicais

Informação Adicional

O guitarrista clássico Pedro Jóia, num grande espectáculo intitulado "Mourarias"

Nasceu em 1970. Iniciou, aos sete anos, estudos de Guitarra Clássica na Academia dos Amadores de Música, com o Professor Paulo Valente Pereira.
No ano de 1985 transferiu-se para o Conservatório Nacional, onde estudou com o Professor Manuel Morais e concluiu o curso de Guitarra Clássica em 1990.
A partir de 1986 iniciou-se no estudo de Guitarra Flamenga, primeiro como autodidacta e depois através de cursos e de ?masterclasses? em Espanha (Jerez de la Frontera e Cordoba) com os guitarristas Paco Peña e Manolo Sanlúcar. A relação de aluno com o segundo manteve-se até 1998.
GUADIANO (1996) e SUESTE (1999) foram os discos que colocaram o guitarrista e compositor Pedro Jóia no panorama da música feita em Portugal. Embora no início com uma forte influência e gosto pela guitarra flamenca, as suas origens portuguesas acabaram por falar mais alto. Assim, VARIAÇÕES SOBRE PAREDES (2001) marcou uma outra fase na sua carreira, homenageando um dos grandes mestres da Guitarra de Coimbra.
Depois de JACARANDÁ (2003), disco onde reuniu uma série de músicos brasileiros, como Elba Ramalho, Simone, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, entre outros, viaja para o Brasil, onde colabora intensamente com Ney Matogrosso, entre 2003 e 2006.
Regressa a Portugal em 2007 para gravar o seu quinto disco, À ESPERA DE ARMANDINHO, uma interpretação de transcrições para guitarra clássica de obras originalmente compostas para guitarra portuguesa por Armandinho, outro dos seus mais importantes instrumentistas, neste caso da Guitarra de Lisboa.
Mourarias, foi um espectáculo que Pedro Jóia levou ao palco do CCB. Para este concerto, o guitarrista, que é considerado um dos mais virtuosos da actualidade, apresenta peças para guitarra flamenca e interpretações das músicas de Armandinho, o guitarrista e compositor do Fado de Lisboa, que faz parte do seu 5.º trabalho, e do mestre de guitarra portuguesa, Carlos Paredes, adaptadas para a guitarra clássica.

O guitarrista clássico Pedro Jóia deu um concerto de apresentação do seu novo álbum, "À espera de Armandinho", no Centro Cultural de Belém, durante o qual interpretou também alguns temas flamencos e de Carlos Paredes.
O espectáculo, intitulado "Mourarias", contou com a participação do percussionista Vicky nos temas flamencos.

Ficha Técnica

Título Original
Mourarias
Intérpretes
Pedro Jóia
Ano
2007