PODEROSA AFRODITE
Uma comédia de Woody Allen sob o signo de Édipo e sobre os inesperados caminhos da paternidade, que ele conhece melhor que ninguém.
Amanda deseja um filho, mas anda muito ocupada com a abertura da sua galeria de arte. O seu marido, Lenny, que é jornalista desportivo, sugere-lhe que recorram à adopção. Conseguem adoptar um garoto particularmente inteligente e divertido que intriga Lenny, ao ponto de o levar a tentar localizar os seus pais biológicos. Porém, ao contrário do que Lenny imaginava, Linda Ash, a mãe do seu filho adoptivo, não é uma pessoa particularmente dotada. Na verdade, é actriz de filmes pornográficos e prostituta ao domicílio. Lenny decide, então, sem revelar que é o pai adoptivo do filho dela, ajudar Linda a ter uma vida melhor. Acaba por ir com ela para a cama e tenta empurrá-la, sem grande êxito, para os braços de um amigo igualmente muito pouco dotado. Tempos depois, Lenny cruza-se com Linda que lhe mostra a sua filha e que ele não imagina ser sua.
¿Poderosa Afrodite¿ é mais uma deliciosa comédia de Woody Allen que, desta vez, cria uma irónica reflexão sobre a paternidade, o amor e o sexo a partir da história de um casal que adopta um filho que se revela prodigiosamente inteligente, apesar de ser filho biológico de uma mulher vulgar e muito pouco dotada. Woody diverte-se a tecer uma deliciosa e mordaz variação sobre os desígnios do Destino, do acaso e da genética, como se os seres humanos em Nova Iorque nos finais do século XX continuassem a ser manipulados pelos caprichos dos deuses do Olimpo. Uma comédia sob o signo de Édipo, onde Woody equaciona velhas questões de forma moderna, engenhosa e hilariante. Um filme irresistível, com Woody a assumir o principal papel ao lado de um grande elenco, onde se contam os nomes de Helena Bonham-Carter, Olympia Dukakis, F. Murray Abraham e Mira Sorvino, que conquistou o Oscar de Melhor Actriz Secundária.
Ficha Técnica
- Título Original
- MIGHTY APHRODITE
- Intérpretes
- Woody Allen, Helena Bonham-Carter, Mira Sorvino, Olympia Dukakis, Peter Weller, F. Murray Abraham, Michael Rapaport, Tucker Robin.
- Realização
- Woody Allen
- Produção
- Robert Greenhut
- Autoria
- Woody Allen
- Música
- Dick Hyman
- Ano
- 1995
- Duração
- 91m (cor) minutos