Programas tv

A Spinalba Ovvero Il Vechio Matto

Imagem de A Spinalba Ovvero Il Vechio Matto

Géneros

  • Artes e Cultura - Ópera

Informação Adicional

Uma ópera cómica escrita pelo compositor setecentista português Francisco António de Almeida

A ópera "La Spinalba Ovvero il Vecchio Matto", do compositor setecentista português Francisco António de Almeida, em três atos, foi estreada no Carnaval de 1739, no teatro do Paço da Ribeira, em Lisboa.
É uma ópera cómica e a história tem todos os ingredientes dum teatro de situações.
Nela encontramos arquétipos cómicos como a mulher disfarçada de homem (Spinalba/Florindo), a criada esperta (Vespina),a rapariga de amores volúveis e caprichosos (Elisa), o criado- médico-charlatão (Togno), os amantes tolos e ridículos (Ippolito e Leandro) e o velho louco (Arsenio).
Gravada no CCB tem como intérpretes Ana Quintans (Spinalba), João Fernandes (Togno), Luís Rodrigues (Arsenio), Joana Seara (Vespina), Paz Martínez (Dianora), Inês Madeira (Elisa), Fernando Guimarães (Ippolito) e Mário Alves (Leandro).
A Orquestra os Músicos do Tejo é conduzida por Luís Octávio Santos
Direção musical de Marcos Magalhães
Encenação de Luca Aprea

Ficha Técnica

Título Original
A Spinalba Ovvero Il Vechio Matto
Intérpretes
Ana Quintans,João Fernandes ,Luís Rodrigues, Joana Seara,entre outros