SINCRONIZAÇÃO LABIAL: A FALA DOS ANIMAIS
A visão de uma das mais famosas obras da Aardman Animations
No início de mais uma integral, na abertura do ciclo CREATURE COMFORTS propomos a visão de uma das mais famosas obras da Aardman Animations, aquela que pode ser considerada o primeiro episódio de uma magnífica série produzida nos estúdios de Bristol entre 2003 e 2005.
Durante esses anos, as aptidões criativas de uma vasta equipa deram corpo e alma a 26 episódios concebidos, como fora a curta que serviu de matriz, a partir da dialéctica criativa entre as mais seguras potencialidades da animação de volumes e a incisiva adaptação de diálogos e depoimentos de pessoas comuns, previamente recolhidos para os devidos efeitos. Neste contexto, mais do que as acções de cada personagem ou a maior ou menor eficácia da sincronização labial, são as emoções destes animais de fala humana que verdadeiramente contam quando vemos e revemos estes flagrantes da vida real, autênticas fábulas do quotidiano.
De facto, nos mais diferentes episódios podemos descobrir os nossos encontros e desencontros com o dia a dia dos nossos semelhantes que pela voz entram na pele e no universo dos outros, neste caso, os que habitam o mundo animal. Podemos ainda identificar os sinais do que nós somos e eles são e, muitas vezes, do que não somos como humanos nem eles são como animais e, finalmente, do que não somos em qualquer dos mundos mas gostaríamos de ser.
Numa palavra, podemos constatar que a nossa existência pode ser motivo de reflexão sob a forma de divertimento ?zoológico? e que o humor ainda continua a ser o melhor remédio para quem sabe aproveitar os grandes e pequenos momentos da vida?e nisso até estamos em vantagem, já que os humanos são os que possuem a faculdade de rir, por vezes, até de si próprios.
Em resumo, para deixar a bola no reino animal, só um burro é que perdia esta série que o ONDA CURTA vai exibir ao longo dos próximos meses.
Em 1990, a curta dirigida por Nick Park e encomendada pelo Channel Four para a série LIP SYNCH, recebeu o Óscar para a Melhor Curta-Metragem de Animação.
Ficha Técnica
- Título Original
- LIP SYNCH SHORT: CREATURE COMFORTS (ONDA-CURTA)
- Realização
- Nick Park
- Ano
- 1989
- Duração
- 5M minutos