AZORES ISLANDS PRÓ
"Azores Islands Pró", prova do Circuito Mundial de Surf de Qualificação
A Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, recebe entre 25 e 30 de Agosto, o "Azores Islands Pró", prova do Circuito Mundial de Surf de Qualificação (WQS), que traz aos Açores 100 dos melhores surfistas do "ranking" mundial.
O português Tiago "Saca" Pires, o sul-africano Jordy Smith e o luso-germânico Marlon Lipke são alguns dos melhores surfistas mundiais que já confirmaram a presença nesta prova, que conta com um "prize-money" de 145 mil dólares.
O "Azores Islands Pró", organizado pela União dos Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA) e pela DAAZ Eventos, contará com a participação de 142 surfistas, de 20 nacionalidades.
A prova açoriana é uma das etapas de seis estrelas (grau máximo) do Circuito Mundial de Surf de Qualificação (WQS) da "Association of Surfing Professionals" (ASP), entidade que rege o surf profissional a nível mundial.
As competições de seis estrelas são procuradas pelos melhores atletas do Mundo, já que permitem obter uma elevada quantidade de pontos, necessários para uma qualificação para o "World Tour", onde participam os 45 melhores surfistas mundiais. Por essa razão, a prova dos Açores, apesar de se realizar pela primeira vez, vai contar com a presença de algumas lendas do surf, como o havaiano Sunny Garcia, campeão do Mundo em 2000, ou o brasileiro Neco Padaratz, que está a regressar à competição depois de um afastamento provocado por uma lesão em meados do ano passado.
Entre os 142 inscritos encontram-se ainda nomes como Aritz Aranburu, Tim Boal e Nathaniel Curran, todos do actual "top 45" mundial.
Relativamente aos portugueses, além de Tiago "Saca" Pires, a prova contará com mais cinco surfistas, entre os quais João Guedes, líder do "ranking" nacional e melhor português no WQS, Ruben Gonzalez, tetracampeão nacional, e Miguel Ximenez, ex-campeão europeu júnior e sénior.
Ficha Técnica
- Título Original
- AZORES ISLANDS PRÓ
- Produção
- RTP-AÇORES
- Ano
- 2009