Coelhos de Berlim
A história da queda do Muro de Berlim contada através dos coelhos
Era uma vez uma Terra de Ninguém, situada entre dois pesados monólitos de cimento que dividiam Berlim e de certa forma a Alemanha entre o chamado Leste e o Ocidente. Há uns anos, essa era a zona mais segura para uma série de coelhos que ali habitavam sem grandes problemas?só que a História pula, como eles, e avança, como alguns humanos?e o muro veio abaixo. Foi então que o dilema se instalou entre os simpáticos animaizinhos... que lado escolher e, sobretudo, como sobreviver a esta súbita ou então nova forma de liberdade.
Em 2010, este exercício sobre um dos períodos mais mediáticos e controversos da Guerra Fria, deliciosamente crítico do antes, do durante e do depois, foi um dos mais interessantes projetos nomeados para os ÓSCARES da Academia na categoria de Melhor Documentário de Curta-Metragem.
E agora, uma nota. Deste filme, existe uma outra versão de 50 minutos. Dizemos isto porque, aqui no ONDA CURTA, nunca exibimos senão a versão do realizador. Neste caso, exibiremos a versão candidata aos Óscares, com 39 minutos, que foi igualmente assumida como sendo um director?s cut... e nós somos exigentes, mas não somos mais papistas do que o Papa.
Para os devidos efeitos, um filme para ver e rever...sem qualquer muro pela frente!...
Ficha Técnica
- Título Original
- Rabbit A La Berlin (Onda-Curta)
- Realização
- Bartek Konopka e Piotr Rosolowski
- Ano
- 2009
- Duração
- 39 minutos