Ruínas
Filme do cineasta português Manuel Mozos ("Xavier", "Cinzas e Brasas", "4 Copas", "Ramiro"), um retrato de lugares esquecidos e abandonados pelo tempo
Numa viagem pelo Portugal profundo, Manuel Mozos retrata lugares esquecidos e abandonados pelo tempo. Lugares desprezados, obsoletos e vazios, ruínas que trazem as memórias das coisas vividas e das histórias contadas.
Fragmentos de espaços e tempos, restos de épocas e locais onde apenas habitam memórias e fantasmas. Vestígios de coisas sobre as quais o tempo, os elementos, a natureza, e a própria ação humana modificaram e modificam. Com o tempo tudo deixa de ser, transformando-se eventualmente numa outra coisa. Lugares que deixaram de fazer sentido, de serem necessários, de estar na moda. Lugares esquecidos, obsoletos, inóspitos, vazios. Não interessa aqui explicar porque foram criados e existiram, nem as razões por que se abandonaram ou foram transformados. Apenas se promove uma ideia, talvez poética, sobre algo que foi e é parte da(s) história(s) deste País.
Ficha Técnica
- Título Original
- Ruínas
- Realização
- Manuel Mozos
- Produção
- O Som e a Fúria
- Autoria
- Argumento: Manuel Mozos
- Música
- Anakedlunch
- Ano
- 2009
- Duração
- 59 minutos